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Itaipu e Tempo de Mulher oficializam a criação de prêmio de equidade
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02/08/2013

A Itaipu Binacional, uma das empresas pioneiras no Brasil nas discussões e implantação de ações de gênero, formalizou com a empresa Tempo de Mulher, da jornalista e empresária Ana Paula Padrão, um termo de cooperação para a criação de um prêmio em reconhecimento às empresas e fornecedores que adotam e incentivam práticas de equidade entre trabalhadores e trabalhadoras.


Jorge Samek, Ana Paula Padrão e Margaret Groff. Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional.

O documento foi assinado nesta quinta-feira (1º), em Foz do Iguaçu. A própria Ana Paula Padrão será a garota-propaganda da premiação. O lançamento está previsto para o dia 7 de outubro, em São Paulo, durante um fórum promovido pelo Tempo de Mulher. A premiação tem como base “Os Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (Weps)” do Pacto Global e da ONU Mulheres (veja a lista abaixo).

Segundo a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, que também preside o Espaço Mulheres Executivas do Paraná (MEX), a proposta da premiação é contribuir para a internalização da cultura da equidade de gênero nas empresas e, com isso, tornar as relações de trabalho mais humanas nas corporações. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, “a assinatura do acordo marca um trabalho de longo prazo, de uma construção iniciada há dez anos na empresa”.

Além de ser reconhecida pela ONU por seu trabalho de equidade, a Itaipu ganhou todas as quatro edições do selo pró-equidade de gênero da Secretaria de Políticas Especiais para as Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT). “O reconhecimento da empresa pelas ações de gênero é uma marca da qual Itaipu se orgulha muito”, acrescentou o diretor.

No Brasil, até duas décadas atrás, poucas mulheres tinham seus talentos reconhecidos como líderes e chegavam aos postos de liderança, como acontece hoje. Desde 2003, esse panorama começou a mudar na Itaipu. Hoje, um total de 22% de mulheres do quadro funcional ocupa cargos gerenciais.

“Diferença”

Segundo Ana Paula Padrão, as empresas do Paraná estão na vanguarda no que se refere às questões de equidade de gênero. “Aqui, o conceito de diversidade está arraigado e o empoderamento feminino está mais disseminado do que nas empresas de São Paulo, que costumam ser referência em práticas empresariais modernas”.

A premiação, que ainda será formatada, terá um papel educativo na disseminação da cultura de gênero. As regras serão definidas até setembro e divulgadas numa campanha nacional, que incluirá um site e outras peças publicitárias.

Princípios de Empoderamento das Mulheres

1. Liderança promovendo a igualdade entre gêneros;
2. Igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação;
3. Saúde, segurança e fim da violência;
4. Educação e formação;
5. Desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de abastecimento e marketing;
6. Liderança comunitária e envolvimento e
7. Transparência, medição e relatórios.
A Itaipu é signatária do Pacto. A premiação, que ainda será formatada, terá um papel educativo na disseminação da cultura de gênero.