Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e PTI lamentam a morte do maestro e produtor musical Magnum Meza
Tamanho da letra
15/01/2024

É com pesar que a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) lamentam a morte precoce do maestro e produtor musical Magnum Barboza Meza, aos 41 anos de idade, vítima de complicações de uma leucemia aguda. Ele morreu às 7h55 de sábado (13). O sepultamento ocorreu no domingo (14), por volta do meio-dia, no Cemitério Municipal do Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.


Foto: Sara de Maria Damian

Magnum nasceu em Foz do Iguaçu e era proprietário do Magnum Studio. Autodidata, começou seus estudos aos 12 anos de idade, aprofundando-se em estilos diferentes, da música popular brasileira ao jazz. Em 2010, seu estúdio começou a produzir artistas locais.

Nos últimos anos, Magnum se destacou principalmente pela parceria com os músicos Sofia Goulart e Tiago Rossato, nas apresentações do passeio Itaipu Iluminada, operado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), administrado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Ele também participava das apresentações do Coral de Itaipu. A história dele faz parte da dissertação de mestrado do músico Spartaco Avelar, que aborda o tema “A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo”.

Desde o final de março do ano passado, o músico vinha substituindo a pianista Bruna Renata da Silva Faria Andersen, no Coral de Itaipu, quando a empregada tercerizada da Binacional saiu de licença-maternidade. Magnum estava internado desde quinta-feira (11), no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), após ter se queixado de dores fortes no abdômen. Há meses, ele vinha reclamando de muito cansaço, mas não sabia o motivo. Magnum Meza era divorciado e deixa o filho Vitor, de 7 anos de idade.

Manifestações de pesar

"Lamentamos profundamente a perda do nosso talentoso pianista Magnum, que encantou milhares de visitantes com sua música durante a atração Itaipu Iluminada e no Coral de Itaipu. Sua paixão e dedicação deixaram uma marca indelével nos corações e na memória de todos que tiveram o privilégio de ouvi-lo. Nós sentimos muito essa perda e desejamos muita força para a família e os amigos queridos neste momento de tristeza", comentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

Segundo Sofia Goulart, o trio tocava junto há cerca de sete anos. E a convivência era muito próxima. “Éramos uma família. Além de ensaiar e cantar, a gente fazia muitas coisas juntos. Ele deixa um legado muito importante para toda a região. Foi o primeiro grande pianista de Foz e abriu um caminho para outros músicos”, disse. Ela e o marido, Tiago, se apresentaram com Magnum na usina pela última vez no dia 30 de janeiro. O trio foi pioneiro em incorporar a gaita ponto ao piano. Geralmente, esses shows têm acompanhamento de violão.

“O Magnum foi um músico divisor de águas em nosso trabalho. Com todo seu talento e conhecimento musical, elevou os arranjos de nossa música e nos mostrou um novo caminho. Perdê-lo foi como arrancar um pedaço da nossa alma. Além de talentosíssimo, trazia uma energia única para o palco. Ele se foi, infelizmente, mas a música dele está gravada em nossos corações e sempre tocará conosco em cada nota, em cada acorde. Adeus, meu grande amigo, obrigado por tudo!”, disse Tiago.  

Para o Coral de Itaipu, a morte do pianista é uma perda irreparável. “Estamos muito comovidos pela partida de Magnum. Ele esteve durante o ano todo com o grupo e se tornou uma pessoa muito especial para nós. No último ensaio do coral, no dia 13 de dezembro, ele esteve presente com o filho dele e nos agradeceu pelo acolhimento”, informou em nota o Coral.

Para Fátima Bernadete, assistida da Fibra (aposentada de Itaipu) e integrante do Coral de Itaipu, “o que ficam são as memórias de um cara talentosíssimo, generoso, simples e sofisticado, dono de um humor peculiar de quem estava sempre em harmonia. Fazia tudo com muita elegância. Sobrava generosidade! Essas memórias são eternas. Por isso, ele viverá eternamente em nós”.

Neste momento de dor, a Itaipu e o PTI expressam as mais sinceras condolências à família, amigos(as) e colegas.