Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu e Ministério da Educação fazem alinhamento técnico para retomada da obra da Unila
Tamanho da letra
01/09/2023
Cumprimento entre o diretor e o ministro, após a assinatura. Fotos: Angelo Miguel/MEC
 
Na última quarta-feira (30), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participou de uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília (DF), para alinhar os procedimentos administrativos necessários para a retomada das obras do campus da Universidade da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu (PR). 
 
Além de formalizar o acordo de cooperação que define as competências da Itaipu e da Unila, com apoio do Ministério da Educação na conjugação de esforços técnicos e financeiros da retomada da obra, ficou estabelecido que a próxima etapa é a criação de um Comitê de Atualização de Projetos Executivos que irá revisar, compatibilizar e precificar os projetos de engenharia, sempre com o propósito de manter o aspecto arquitetônico da obra de Oscar Niemeyer. 
 
Projeto da Unila. 
 
A assistente do diretor-geral brasileiro, Gisele Ricobom, coordena os trabalhos de retomada da obra pela Itaipu Binacional, acompanhou a reunião. Segundo ela, “o grupo de estudos que havia sido constituído na Itaipu apresentou uma projeção dos cenários possíveis para a retomada da obra, avaliando os riscos técnicos e jurídicos envolvidos, bem como estimando custos financeiros”.  
 
Já o Comitê de Atualização de Projetos Executivos envolverá engenheiros de diversas especialidades, arquitetos e gestores, tanto da Itaipu quanto da Unila, com caráter executivo para, entre outras competências, mapear eventuais problemas técnicos, avaliar as condições de estruturas das edificações existentes, bem como apurar a regularidade da obra em relação às normas técnicas da construção civil. 
 
Encontro aconteceu em Brasília, na última quarta-feira (30). 
 
Segundo Gisele Ricobom, a obra de Niemeyer é um patrimônio imaterial da sociedade brasileira. “A retomada de qualquer obra parada exige enfrentamento dos desafios técnicos e jurídicos próprios do tempo. Uma obra com a assinatura do Niemeyer exige maiores cuidados, capacidades técnicas diferenciadas e compromissos de resultados de excelência”, disse ela. 
 
O Comitê deverá apresentar resultados em 90 (noventa) dias e possibilitará a etapa de licitação, cujo edital poderá ser ainda lançado ainda esse ano. 
 
Também participaram da reunião a assistente do diretor-geral brasileiro Silvana Vitorassi; a chefe do escritório da Itaipu em Brasília, Ligia Leite Soares; a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho; o diretor da Consultoria Jurídica do MEC, Rodolfo de Carvalho Cabral, e assessores.