Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Itaipu e KWO inauguram laboratório para desenvolver bateria de sódio
Tamanho da letra
29/09/2011

A Itaipu e a Kraftwerke Oberhasli AG – KWO, parceiras no Projeto Veículo Elétrico (VE), inauguraram, no último dia 24, em Meiringen, na Suíça, um laboratório para o desenvolvimento de uma nova bateria de sódio avançada, 100% reciclável e com alta densidade energética. A unidade foi instalada no recém-criado Centro de Competência para Pesquisa e Desenvolvimento de Veículo Elétrico e de Tecnologias Afins, da prefeitura de Meiringen.

O projeto da nova bateria tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro. A gestão do financiamento, no valor de US$ 16 milhões, será da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), que firmou parceria com a empresa suíça Battery Consult. Além do laboratório na Europa, o projeto prevê a instalação de outro, idêntico, na própria FPTI.

Participaram da cerimônia a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, e os coordenadores do Projeto Veículo Elétrico (VE), Celso Novais (no Brasil) e Carlos Melgarejo (Paraguai). Pela KWO, estiveram presentes o presidente da companhia, Gianni Biasiutti, o presidente do Conselho de Administração, Peter Schmid, e o coordenador geral do Projeto VE pela KWO, Helfried Max Ursin.

A solenidade também contou com a participação do proprietário da Battery Consult, Cord Dustmann, que irá coordenador o desenvolvimento da nova bateria, e da diretora executiva do Banco Raiffeisen Suiça, Grabriele Burn – entre outros diretores e conselheiros das empresas parcerias do projeto.