Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Itaipu e IHA promovem Congresso Mundial de Hidreletricidade
Tamanho da letra
09/06/2011

A Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA, em inglês) e a Itaipu Binacional promoverão na próxima semana o maior evento do setor hidrelétrico mundial: o Congresso da IHA 2011, que acontecerá em Foz do Iguaçu, de 14 a 17 de junho. O principal objetivo do evento é discutir os aspectos socioambientais das hidrelétricas, em especial os usos múltiplos dos recursos hídricos, e a conservação da biodiversidade e da qualidade do ar, água e solo.   
  
Para enriquecer o debate, o Congresso reunirá cerca de 500 tomadores de decisão na política internacional, agentes regionais, representantes da sociedade civil, ambientalistas, líderes do setor hidrelétrico e membros do setor financeiro, que participarão ativamente partilhando perspectivas regionais e globais, conhecimentos e experiência prática no desenvolvimento de projetos hidrelétricos.  
  
Entre as autoridades com participação confirmada estão especialistas em barragens e hidreletricidade das principais entidades ambientais mundiais, como WWF, Nature Conservancy, IUCN e Unesco, ministros de Estado, representantes do setor financeiro e elétrico, como Alstom Power, Tractebel, JP Morgan Chase e Asian Development Bank, e autoridades nacionais, como o ministro Edison Lobão, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek. 
     
A conferência de três dias será realizada no Hotel Bourbon Cataratas Convention Resort e terá um programa estruturado em torno dos seguintes temas: Desafios do Clima, Compartilhamento de água, Integração de Políticas,  Otimização de energias renováveis, Segurança energética, Mercados e incentivos, e Desempenho de Sustentabilidade. Um dos resultados práticos do evento será o lançamento do Protocolo de Avaliação de Sustentabilidade da Hidreletricidade, que permite avaliar o grau de sustentabilidade de projetos hidrelétricos em qualquer fase de seu ciclo de vida.
      
Além disso, o evento será precedido pela primeira Oficina Global sobre Cooperação Regional para o Desenvolvimento da Hidreletricidade, organizado pela IHA, World Bank e Asian Development Bank.
       
“Na esteira da crise financeira global e da pressão crescente sobre a água e energia, este Congresso vai oferecer uma oportunidade única para líderes de governos, empresas, academia e sociedade civil para discutir e debater os desafios, soluções e estratégias para o setor hidrelétrico”, afirma o diretor executivo da IHA, Richard Taylor.
       
Para Jorge Samek, anfitrião do evento, o emprego das energias renováveis constitui a principal arma para enfrentamento das mudanças climáticas no mundo. Esse fato, associado ao enorme potencial hidrelétrico do Brasil, estabelece a necessidade de uma ampla discussão com a sociedade sobre o papel das hidrelétricas na geração de energia e na preservação do meio ambiente.
       
“A sustentabilidade precisa fazer parte do dia a dia de todos os setores econômicos e, consequentemente, também do setor hidrelétrico. As discussões no âmbito da IHA e, em especial, o Protocolo de Avaliação de Sustentabilidade da Hidreletricidade, vêm apontando um caminho sustentável para esse setor, em escala global”, garante o diretor.