Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu é homenageada no Prêmio Pintou Limpeza, do Grupo Estado
Tamanho da letra
14/11/2012

A Itaipu foi a única empresa homenageada na primeira edição do Prêmio Pintou Limpeza, promovido pelas rádios Eldorado e Estadão ESPN, do Grupo Estado, em cerimônia que aconteceu nesta terça-feira (13), no restaurante Figueira Rubayat, em São Paulo (SP). A binacional venceu na Categoria Empresa Cidadã, em função dos resultados do Programa Cultivando Água Boa, e foi representada pelo diretor de Coordenação, Nelton Friedrich.

A premiação reconhece personalidades e organizações de diversos setores da sociedade que têm o compromisso de respeito ao meio ambiente.

Outros vencedores foram o cineasta Fernando Meirelles (Personalidade), por sua atuação na campanha contra o novo texto do Código Florestal; a Associação Paulista de Supermercados – Apas (Iniciativa do ano), pela discussão sobre uso de sacolas plásticas; o Compromisso Empresarial para a Reciclagem – Cempre (Instituição de Destaque), pela atuação como prestadora de informações sobre reciclagem; e o Padre Rosalvino Moran Viñayo, da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera (Menção honrosa), pelos anos de dedicação à frente da entidade.

Segundo Paulina Chamorro, editora de Meio Ambiente das rádios do Grupo Estado e jurada, o critério de escolha foi eleger o que há de mais importante atualmente na questão ambiental no Brasil. “A indicação de Itaipu foi pelo projeto Cultivando Água Boa e teve quase unanimidade de votos pela abrangência do programa e toda a gama da sociedade que é atendida”.

A iniciativa da Itaipu contempla uma série de ações que envolvem 29 municípios por meio uma abordagem sistêmica, que conta com 2380 parceiros. Além do cuidado direto com o maior bem da humanidade, a água, entre outros, o programa recuperou 1.300 km de cerca com mata ciliar recomposta em uma região que tem 90% das propriedades com menos de 50 hectares.

Os melhores do Brasil

Paulina conta ainda que, para ter certeza de que esses projetos são os melhores do Brasil, foi feita a eleição de um júri qualificado, que tivesse conhecimento da questão socioambiental e que fosse diverso. “Eles nos apresentaram opções de iniciativas usando o objetivo que são empresas, instituições e personalidades que vão além. A ideia é divulgar essas ações que muitas vezes ficam dentro do ambiente institucional”.

Para Friedrich, “a riqueza da premiação tem um componente especial, pois ninguém sabia que estavam sendo investigados os grandes programas sustentáveis no Brasil e essa troca de experiências mostra como essas práticas estão no caminho certo. O que precisamos agora é dar escala a essas boas práticas”.

Pintou Limpeza

O prêmio é uma extensão do Projeto Pintou Limpeza, criado há 12 anos pela rádio Eldorado e conta com as categorias Empresa Cidadã, Personalidade, Iniciativa do ano, Instituição destaque e Menção honrosa.

Os ganhadores foram definidos por um júri qualificado: Oded Grajew (Rede Nossa São Paulo), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Luciana Constantino (Editora do Estadão), Elisa Prado (Relações Institucionais da Tetra Pak), Paulo Pompilio (Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar) e Paulina Chamorro (editora de Meio Ambiente das rádios do Grupo Estado).

Empresa Cidadã

A ideia do projeto é mostrar exemplos de mudança de atitude e alertar com informações pertinentes sobre temas da cidadania e do meio ambiente. Com quase dez anos de existência, o programa Cultivando Água Boa se consolida como principal projeto de sustentabilidade no Brasil.

Para Nelton Friedrich, “mais do que o tempo necessário para confirmar a seriedade é avaliar os acertos e correções de rumos. Em dez anos do programa dá para olhar para trás e ficar cheio de alegria e satisfação de ver as qualidades e quantidades de tudo que foi realizado. Mas agora é olhar para a nova década”.

Mario Mantovani, diretor de políticas públicas do SOS Mata Atlântica, está na luta ambiental há 40 anos, desde quando ambientalistas eram vistos como “alarmistas”. Ele reconhece a importância do programa de Itaipu, reafirmando a vocação da empresa no compromisso com o meio ambiente.

“Eu fui júri de quase todos os principais prêmios do Brasil na questão de sustentabilidade e o Cultivando Água Boa sempre foi lembrado. Desta vez, não tinha como não escolher o projeto, estávamos buscando uma empresa com responsabilidade, com projetos que são efetivos e fáceis de multiplicar, que mobilizam a sociedade e que têm resultado prático, por isso que votamos nele. No Brasil, é a vanguarda na questão do meio ambiente”, analisa Mantovani.

Nelton Friedrich acrescenta: “Esse é o rumo que toda companhia terá que seguir de agora em diante. Acredito que empresas públicas e privadas vão padecer nos próximos 20 anos se ficarem só no seu business”.

Menos cinema, mais sustentabilidade

Diante do debate acalorado sobre sustentabilidade, o cineasta Fernando Meireles revelou que “atualmente essa questão ambiental ocupa minha cabeça
mais do que cinema”.

Ele foi um dos premiados pela campanha “Floresta faz a diferença”, promovida por um grupo de artistas liderados pelo cineasta para pressionar o congresso a não aprovar o Código Florestal. Meireles contou que, ao conversar com Nelton Friedrich, ficou impressionado ao se deparar com propostas tão interessantes e que fazem a diferença.

“Temos que valorizar esse tipo de iniciativa. Vemos que tem tanta coisa interessante, tanta gente fazendo projetos tão bacanas de ligar áreas de matas e criar corredores ecológicos, como Itaipu. Muito oportuno o prêmio”, avaliou o cineasta.