Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Itaipu é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Tamanho da letra
11/10/2012

As experiências da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) em programas de inovação, ações ambientais e tecnologia social serão destaque naSemana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 15 a 21 de outubro, com atividades programadas para todas as regiões do País. O tema da semana neste ano será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A abertura oficial do evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será na próxima terça-feira (16), às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).

No local, a Itaipu e a FPTI vão apresentar, em um estande de 252 metros quadrados, iniciativas reconhecidas no Brasil e no exterior, como Programa Cultivando Água Boa (CAB), a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis e o Projeto Veículo Elétrico.

“Este será um dos maiores projetos de estandes individuais que Itaipu já montou para participação em feiras e eventos”, afirmou o gerente da Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB), Daniel Luis de Lara Reis, responsável pela concepção do espaço.

Na abertura, estão previstas as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, entre outras autoridades.

O ExpoBrasília vai concentrar as atividades na capital federal, com mais de cem expositores e ênfase no conceito de cidades sustentáveis. A expectativa da organização é que mais de 200 mil pessoas passem pelo local nos seis dias de evento.

Como será

O estande de Itaipu e FPTI trará informações sobre a usina e a importância da hidroeletricidade; o conceito e a metodologia do Cultivando Água Boa; ações como a produção de orgânicos e de plantas medicinais; a criação de peixes em tanques-rede; o carrinho elétrico para catadores; exposições de artesanato indígena – entre outras atrações.

Também será apresentado o Laboratório de Biogás e um modelo de biodigestor semelhante ao utilizado no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar da Microbacia do Rio Ajuricaba, desenvolvido por Itaipu na região Oeste do Paraná. Outro destaque será um espaço vivencial com atividades da Estação Ciência do PTI, como observação em telescópio e exposição de meteoritos.

O turismo da região trinacional também vai ganhar atenção especial, incluindo a apresentação do vídeo Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

Itaipu ainda foi convidada a apresentar, dentro da programação da semana, uma oficina sobre território e sustentabilidade, a partir do case do Cultivando Água Boa; e uma palestra com abordagem sistêmica sobre a conexão das questões social, ambiental e econômica, tomando como base a experiência desenvolvida pelo programa nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.

Rio+20

O diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, observou que os principais eixos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano – sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza – foram preocupações levantadas na Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho, no Rio de Janeiro.

“Na avaliação do próprio Ministério da Ciência e Tecnologia, e de outras forças do governo, os programas de Itaipu contemplam na prática os três principais eixos desse evento”, disse o diretor. “Por isso é que houve essa demanda para que o nosso estande, que tem um destaque especial inclusive em tamanho, pudesse dialogar com a concepção da semana”, completou.

Nelton Friedrich acrescentou que a programação em Brasília será uma excelente vitrine para as ações desenvolvidas por Itaipu, com público formado não apenas por estudantes, mas também pelos próprios ministérios, embaixadas e a comunidade em geral.

“Temos uma tecnologia social que está comprovada, sistematizada e que não é piloto. Essa tecnologia poderá servir de inspiração e também de exemplo de boa prática para ser visitada e conhecida”, comentou o diretor.