Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu e Cataratas quebram recorde de turistas
Tamanho da letra
03/11/2009

Com quebra de recorde do número de visitantes em um único dia na Itaipu e nas Cataratas, o movimento de turistas em Foz do Iguaçu no feriadão de Finados foi um sucesso. Nada menos que 4.203 pessoas passaram pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI) no domingo (1º), véspera do feriado, registrando o melhor movimento diário desde junho de 2007, início da fase de cobrança do CTI. No mesmo dia, 12.513 visitantes apreciaram as belezas do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), superando, em menos de um mês, o recorde anterior. Números que deixam clara a tendência de retomada do crescimento do setor turístico em Foz.

 

De sábado (31) a segunda-feira (2), Dia de Finados, 7.737 turistas estiveram na Itaipu – número que ultrapassa, com folga, a estimativa prévia de 6 mil visitantes. “Isso se deve, principalmente, à divulgação intensa que temos feito do Destino Iguaçu, trabalho que a Itaipu realiza há dois anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICBV), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindhotéis) e outras entidades representativas do trade turístico da região”, avalia o jornalista Gilmar Piolla, chefe da Comunicação Social da Itaipu, área responsável pela gestão do turismo na usina.

        


Ônibus cheio de turistas durante visita pararâmica, na elevação 144.
Segundo Piolla, apesar de a crise econômica e o temor da Gripe A (H1N1) terem atrapalhado a meta de quebrar, em 2009, o recorde anual de visitação no Destino Iguaçu, a superação dos dois problemas indica uma tendência muito positiva para a alta temporada.

 

“Estamos atendendo uma demanda reprimida e retomando o crescimento do início do ano”, ressalta. De acordo com Piolla, os turistas brasileiros – que vêm por conta própria, sem passar por agências – têm destaque nesse momento. “É um turismo de qualidade, de gente que vem com a família de carro, ônibus ou avião e estimula a economia regional”, afirma.

 

        


Sol e vertedouro aberto: a combinação ajudou Itaipu a bater o recorde de turistas no domingo
Para o secretário municipal de Turismo, Felipe González, essa recuperação indica que, além de a estratégia de divulgação do Destino Iguaçu ser acertada, o primeiro semestre de 2010 deve consolidar o bom momento vivido pelo setor. A estratégia para isso já está desenhada. “Vamos busca melhorar também o faturamento na baixa temporada”, diz.

    

PNI

   

Segundo o controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as bilheterias do PNI registraram 22.904 pessoas nos três dias de feriadão. O novo recorde foi registrado no domingo, quando 12.513 superaram os 12.388 turistas do dia 11 de outubro deste ano. “Diversos aspectos contribuíram para esse resultado positivo, como a repercussão das Cataratas do Iguaçu na mídia nacional e internacional, o trabalho de divulgação do destino iguaçuense, a vazão d’água das últimas semanas e o clima bom, entre outros fatores”, destaca Jorge Pegoraro, chefe do PNI.

 

Segundo Celso Florêncio, gerente-geral da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, para atender a demanda, a empresa redobrou a atenção com a contratação de monitores, ônibus extras, guichês e tendas. “Todo esse nosso esforço agilizou o atendimento e aumentou o tempo para os turistas curtirem bem a atração” ressaltou.

   

Paraguai

  

Como turista que se preze dificilmente vem a Foz do Iguaçu sem dar uma passadinha no Paraguai, do outro lado da Ponte da Amizade também teve gente comemorando. O comércio de Ciudad del Este faturou alto nos últimos três dias. Segundo informações do jornal A Gazeta do Iguaçu, cerca de nove mil pessoas passaram pelo setor de Declaração de Bagagem (DBA), na aduana brasileira, apenas nesta segunda-feira (2). Foi o feriado mais movimentado já observado pelos auditores fiscais da Receita Federal, de acordo com o jornal.