Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e BNDES promovem workshop de gestão pública para municípios
Tamanho da letra
27/09/2013

Os gestores públicos do Oeste paranaense já compreenderam a importância de investir em ações locais – tema do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, que acontece no final de outubro, em Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira (27), representantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) participaram de um workshop sobre gestão pública municipal com especialistas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Foz do Iguaçu.

 “O verdadeiro desenvolvimento acontece em arranjos locais”, destacou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que abriu o evento. “A Organização das Nações Unidas já percebeu isso, tanto que faremos um Fórum sobre isso. E justamente aqui, no Paraná. Porque já aprendemos que não adianta apenas atrair grandes empresas. Temos que fortalecer o pequeno produtor, os pequenos negócios, para trazer o desenvolvimento”, disse.

Porém, por mais que o volume de recursos disponíveis para projetos no Brasil, em todas as áreas, venha crescendo nos últimos anos, é fundamental que os municípios tenham capacidade técnica para a elaboração de projetos. “Se tem uma coisa que não falta hoje no Brasil é dinheiro. O que tem faltado são bons projetos”, reforçou.

A proposta do evento foi atuar justamente neste ponto, preparando profissionais de todas as cidades para apresentarem projetos ao BNDES e outras instituições. “Hoje, apenas Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu conseguem verbas federais. Queremos que todos os municípios da Amop sejam contemplados”, explicou Herlon Goelzer, assistente do diretor-geral.
    
Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, é fundamental que as cidades busquem essa formação, esse conhecimento, para que tenham recursos para o desenvolvimento. “Quem quer evoluir, tem que aprender a fazer mais com menos. E isso é possível somente com conhecimento e modernização”, disse.

Alessandra Mineiro e Dalmo Fugita, do departamento de Economia Solidária do BNDES, elogiaram o interesse dos municípios no workshop. “Eles já perceberam que investir em gestão pública traz benefícios efetivos, como redução nas despesas e retorno social”, disse Dalmo. “A participação da Itaipu, sempre incentivando o desenvolvimento do entorno, foi de grande importância”, completou.

O encontro foi realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde está instalado o escritório regional da Amop, e teve apoio da Itaipu Binacional e da Fundação PTI. Além de Jorge Samek, participaram da abertura do evento o assessor da presidência do BNDES, Francisco Oliveira, o diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, e os prefeitos de Matelândia, Rineu “Teixeirinha” Menoncin, e de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, abriram o evento.

Temas

Durante o workshop, o BNDES apresentou o Programa Modernização da Gestão Pública Municipal e a prefeitura de Londrina apresentou um case de sucesso bastante elogiado pelos presentes – mostrando, inclusive, fotos de antes e depois do projeto. A equipe do BNDES coordenou as explicações iniciais. Nas próximas etapas, a Itaipu ajudará as prefeituras no processo.

Os recursos para financiar o workshop e outros eventos de formação vieram de uma parceria feita em maio de 2012 entre a Itaipu, FPTI, Amop e BNDES. “Temos duas linhas principais de apoio. Uma é o apoio na gestão pública, por meio da elaboração de projetos para o Programa de Modernização da Administração Tributária e o da Gestão dos Setores Sociais Básicos (Pmat). A outra, de saneamento, está bastante avançada”, disse Francisco Oliveira, assessor da presidência do BNDES.
     
Durante o evento desta sexta-feira, os municípios compartilharam o encaminhamento dos planos de saneamento básico. Nesta área, a parceria com o BNDES permitirá que 50% dos custos do plano municipal de saneamento – de cerca de R$ 10 milhões – sejam bancados com recursos federais. O projeto inclui ações como tratamento de esgoto sanitário e destinação adequada do lixo orgânico e de resíduos sólidos.