Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu é atração no show rural
Tamanho da letra
11/02/2010

Entre os principais destaques do Show Rural, aberto até 12 de fevereiro, em Cascavel, estão os veículos elétricos que a Itaipu Binacional vem pesquisando e produzindo: o carro elétrico modelo Palio Weekend, em parceria com a Fiat; o caminhão elétrico, com a Iveco; e um pequeno veículo elétrico para transporte de cargas, desenvolvido especialmente para catadores de materiais recicláveis.

 

Em exposição o carro elétrico modelo Palio
Weekend, em parceria com a Fiat; o caminhão
elétrico, com a Iveco; e um pequeno veículo
elétrico para transporte de cargas, desenvolvido especialmente para catadores de materiais
recicláveis.

 

Os veículos elétricos estão no estande de Itaipu. Ali, o visitante também encontra um cinema com capacidade para 80 pessoas, onde assiste ao filme institucional de Itaipu e outro sobre o Destino Iguaçu, e pode visitar uma exposição com painéis e informativos sobre as várias ações desenvolvidas pela empresa. No estande, o visitante encontra ainda informações sobre o turismo em Itaipu e em Foz do Iguaçu.

 

Os veículos elétricos estão no estande de Itaipu. Ali, o visitante também encontra um cinema com capacidade para 80 pessoas, onde assiste ao filme institucional de Itaipu e outro sobre o Destino Iguaçu, e pode visitar uma exposição com painéis e informativos sobre as várias ações desenvolvidas pela empresa. No estande, o visitante encontra ainda informações sobre o turismo em Itaipu e em Foz do Iguaçu.

 

Preocupação ambiental

Segundo o coordenador do Projeto Veículo Elétrico em Itaipu, engenheiro Celso Novais, a participação da empresa nesses projetos se deve à preocupação com o meio ambiente, não só pela redução na emissão de gases do efeito estufa (veículos elétricos não emitem esses poluentes), como também pela geração de empregos com o desenvolvimento de tecnologias “verdes”.

 

Desde 2007, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem do Veículo Elétrico da Itaipu Binacional vem produzindo o Palio Weekend Elétrico, com a previsão de chegar a 50 unidades neste primeiro semestre de 2010. Além da Fiat, também são parceiras do projeto a empresa suíça KWO e a Eletrobrás. Itaipu, Eletrobrás, Ampla CPFL, Copel, Eletrobrás e Cemig e Fiat já estão utilizando esses veículos em suas frotas.

 

O carro está equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e faz de 0 a 60 km/h em 9 segundos, com velocidade máxima de 100 km/h. O motor é alimentado por uma bateria de níquel, 100% reciclável, situada no fundo do porta-malas, que garante autonomia de 120 km com carga completa. Ela pode ser recarregada em oito horas em qualquer tomada de três pinos de 220 V. Uma das características que chama bastante a atenção é o silêncio: o único ruído emitido ao rodar é o contato dos pneus com o solo.

 

Caminhão

O primeiro caminhão elétrico fabricado na América Latina foi lançado oficialmente em agosto de 2009, pela Itaipu e pela Iveco, empresa do ramo de veículos pesados do Grupo Fiat. O caminhão da linha Daily Elétrico cabine dupla é o segundo veículo elétrico montado em Itaipu.

A demanda por um veículo pesado surgiu da necessidade de aplicar o veículo no setor rural. O Daily tem espaço para seis passageiros mais o motorista. Sua capacidade de carga é de 2,5 toneladas. A velocidade máxima é de 70 km por hora. O veículo funciona com três baterias recicláveis Zebra (de sódio, níquel e cádmio), de 165 kg cada, com uma autonomia de 100 km e oito horas de tempo para recarga.

 

Veículo para catadores

Catadores de materiais recicláveis desempenham um importante papel na proteção do meio ambiente e no saneamento urbano. Por isso, são vistos como parceiros da Itaipu em seu programa socioambiental Cultivando Água Boa.

Nesse contexto, a empresa desenvolveu, em parceria com a Blest Engenharia, de Curitiba, um veículo elétrico especial, que pode transportar até 300 quilos de carga, com autonomia de no mínimo 30 quilômetros por dia. O carrinho permite aos recicladores trabalharem com menos esforço e obterem mais renda, com um equipamento de fácil operação e baixo custo de manutenção.

As dimensões e características do veículo elétrico são semelhantes às dos convencionais, de tração humana ou animal. Ele tem 2,10 m de comprimento e de altura, com 95 cm de largura. A carroceria é fabricada com esquadria de ferro e tela metálica, bem resistente para o transporte de carga. A gaiola é removível, podendo ser retirada para facilitar o descarregamento. Além de ser operado por cooperativas de catadores da região Oeste do Paraná, o veículo está sendo testado em diversas localidades do país, pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Armazém e Agroecologia

Além do seu estande, Itaipu participa do Armazém dos Municípios e do Espaço de Agroecologia, onde a produção de orgânicos e de plantas medicinais despertam muito interesse nos visitantes.
   
O Espaço de Agroecologia local reproduz uma pequena propriedade rural e foi construído pela Itaipu em parceria com diversas instituições, como Emater, Embrapa, Coopavel e Iapar. Lá estão grãos e hortaliças orgânicos, cisternas para aproveitamento da água da chuva, estufa em bambu e secadora de plantas para chás abastecida com energia solar, entre outros. Itaipu contribuiu com todo o espaço, principalmente com o plantio de diversas plantas medicinais para consumo caseiro.

A binacional também colaborou com o Armazém dos Municípios, montado em conjunto com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). No local há uma feirinha com a apresentação de produtos variados, com destaque para o estande de produtos do Programa Vida Orgânica.

Show Rural

As principais empresas que geram tecnologia para o agronegócio no Brasil aproveitam o Show Rural Coopavel, que este ano chega a sua 22ª edição, para fazer seus lançamentos. O resultado é uma exposição das últimas tendências nas mais diversas áreas relacionadas à produção agropecuária. Da maquinaria pesada a sementes, herbicidas e fertilizantes, na feira há tudo o que os produtores rurais – de agricultores familiares aos grandes fazendeiros – precisam saber para ficar antenados e melhorar seus rendimentos.

Em exposição o carro elétrico modelo Palio Weekend, em parceria com a Fiat; o caminhão elétrico, com a Iveco; e um pequeno veículo elétrico para transporte de cargas, desenvolvido especialmente para catadores de materiais recicláveis.