Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu doa van adaptada ao projeto social Maestro da Bola
Tamanho da letra
13/12/2023

A Itaipu Binacional formalizou nesta terça-feira (12), em Foz do Iguaçu (PR), a doação de uma van para o projeto social Maestro da Bola, que atende a crianças de 7 a 14 anos, prioritariamente matriculados na rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social.


Foto: Sara Cheida / Itaipu

O veículo é adaptado para o transporte de cadeirantes e será usado em uma nova parceria, entre a Itaipu e o Maestro da Bola, voltada para pessoas com deficiência (PcD) e que vai beneficiar cerca de 600 pessoas de Foz do Iguaçu e outros municípios do Paraná.

A cerimônia contou com a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e do diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha. As chaves da van foram entregues a Renata Pozzi Rodrigues, coordenadora estadual do Maestro da Bola e irmã do ex-jogador de futebol Ricardinho, idealizador do projeto.

“A mobilidade é um fator complicador para a pessoa com deficiência e esse veículo vai nos ajudar muito. Por isso, hoje é um dia especial”, agradeceu Renata Pozzi.

Enio Verri ressaltou que o transporte digno contribui para tirar as pessoas com deficiência do isolamento e quebrar as barreiras da invisibilidade. “A invisibilidade é um dos maiores desafios das pessoas com deficiência. Hoje os PcDs estão avançando lentamente para deixar essa condição.”


Foto: Sara Cheida/Itaipu

Iggor Gomes observou que o veículo doado é patrimônio público e que, dentro do programa, continuará a ser utilizado a serviço do interesse público. “Por isso, nós é que agradecemos ao projeto”, disse.

A gestora da parceria pela Itaipu, Luciany dos Santos Franco (RSIR.GB), falou sobre as dificuldades que os jovens com deficiência enfrentam para locomoção, os desafios a serem superados e a importância do esporte para a inclusão social. Somente em Foz do Iguaçu, segundo ela, são 60 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

Também acompanharam a cerimônia a assessora de Responsabilidade Social da Itaipu, Fiorinda Pezatto; o gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social (RSIR.GB), Kleber Vanolli; representantes do projeto e jovens PCDs que serão atendidos na nova parceria.

Sobre o Maestro da Bola

O Maestro da Bola utiliza o futebol e o futsal como ferramentas de amparo social e educação cidadã para meninos e meninas. Hoje, o projeto ajuda cerca de quatro mil pessoas em todo o Estado, sendo mil somente em Foz do Iguaçu, municípios lindeiros e Mundo Novo (MS). Em Foz e região, o projeto conta com o apoio da Itaipu Binacional.