Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu doa livros de Leminski às escolas que visitam exposição
Tamanho da letra
13/09/2013

A exposição Múltiplo Leminski, sobre o artista Paulo Leminski (1944-1989), no Ecomuseu de Itaipu, também deixará um legado material em Foz do Iguaçu. Nesta quinta-feira (12), a Itaipu começou a doação de 45 exemplares de Toda Poesia, best seller que reúne textos do poeta, escritor e compositor curitibano, editado pela Companhia das Letras.

Os livros foram comprados pela binacional e serão entregues às bibliotecas das escolas públicas de Foz que passarem pela mostra, que fica no Ecomuseu até o dia 20 de outubro. Cada instituição de ensino ganhará um exemplar.

Segundo Paulino Motter, consultor da Diretoria Geral Brasileira, a doação pretende estimular a vinda das escolas à exposição e colocá-las em contato com a vida e a obra de Leminski. “Elas sairão com um artefato material para dar continuidade ao estudo desse singular e múltiplo artista paranaense”, disse Motter.

O primeiro contemplado foi o Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, do bairro Jardim Patriarca. A escola visitou o Ecomuseu com um grupo de 67 pessoas, entre alunos do ensino médio e professores. A entrega foi feita por Tatiara Damas, da Divisão de Educação Ambiental, à professora de Língua Espanhola, Ângela da Silva Moreira.

“Para nós foi importante fazer essa leitura visual de Leminski aqui no Ecomuseu”, afirmou a educadora. “Estamos conhecendo a cultura do Paraná e as ideias que ele criou são muito parecidas com as dos jovens”, disse Diego Augusto de Deus, 17 anos, um dos alunos do colégio.

Plural

Tatiara Damas aproveitou o contato com os alunos para falar da experiência de outros estudantes com a obra de Leminski. “Para muitas pessoas, a exposição tem sido o primeiro contato com este autor multifacetado”, disse Tatiara. E completou: “O livro permitirá uma continuidade de aprofundamento na obra poética dele”, disse a colega, que lembrou a importância desta edição para a cultura paranaense. “No Estado, ele superou as vendas de Cinquenta Tons de Cinza [best seller mundial]”, afirmou.

No Ecomuseu, a exposição também tem feito o espaço bater recordes de visitação. Em agosto, 25.564 pessoas passaram pelo local. Em junho, antes do início da mostra, a frequência registrada foi de 2.858 visitantes.

Estratégia poética
      
A habilidade de Leminski de jogar com as palavras impressionou quem desconhecia o artista. “Achei demais esse aqui”, disse Vanessa Machado, 18 anos, na frente do painel do poema Contranarciso. “(...) assim como/ eu estou em você/ eu estou nele/ em nós/ e só quando/ estamos em nós/ estamos em paz / mesmo que estejamos a sós”, leu, maravilhada. E emendou: “Quero conhecer as músicas dele também, vou procurá-las na internet”.

“Eu já tinha ouvido falar dele, mas nunca havia lido”, disse Carolayn Zaguine Gonçalves, 16 anos. Para Ana Rafaela Paredes, 15 anos, a visita desta quinta-feira foi uma imersão no mundo da poesia. “Os poemas dele são muito bons. Você mergulha mesmo, entra fundo neles”, afirmou a estudante.
 
Parceria

O lote de Toda Poesia foi adquirido pela Itaipu, com desconto de 50%, por intermédio da curadoria da exposição, em parceria com a Companhia das Letras. Foram entregues também dois exemplares à Biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e outro à Biblioteca do Ecomuseu.

A doação é para as escolas públicas, mas a visitação também é aberta às instituições privadas. Para agendar a visita institucional, é preciso entrar em contato com a Divisão de Educação Ambiental, via e-mail, e confirmar por telefone. Os números são (45) 3520-5626 e 3520-5642 e o e-mail é refugiobiologico@itaipu.gov.br.