Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu define com o trade política de turismo
Tamanho da letra
19/03/2010

Representantes do trade turístico da região trinacional (Brasil, Argentina e Paraguai) se reuniram, no fim da tarde desta quinta-feira (18), no Centro Executivo, para a segunda rodada de debates sobre as diretrizes da política de turismo da Itaipu. O objetivo do trabalho, que é considerado um dos projetos prioritários pela diretoria brasileira, é institucionalizar as ações na área de turismo da hidrelétrica para os próximos anos e consolidar o relacionamento com o trade turístico dos três países.


Diálogo com o trade: encontro aconteceu na sala de reuniões da Diretoria Geral Brasileira.

Conduzidos por Gilmar Piolla, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu e coordenador de turismo da empresa, os participantes debateram a versão preliminar das “Diretrizes da Política de Turismo de Itaipu”. O documento, de 19 páginas, foi produto de mais de sete meses de trabalho.

 

 

A ideia, segundo Piolla, é contar com a colaboração de todas as entidades comprometidas com o desenvolvimento turístico da região para a proposição dos princípios que permitirão, à Itaipu, aumentar a eficiência na execução de sua missão institucional – que, desde 2003, também é impulsionar o turismo no Brasil e no Paraguai. “Hoje, a fronteira é só um marco geográfico, não divide, mas une. Do ponto de vista turístico, não podemos mais separar Itaipu de Foz do Iguaçu, do Paraguai e da Argentina”, justificou Piolla.


Segundo Gilmar Piolla, a colaboração do trade vai aumentar a eficiência na gestão do turismo na Itaipu.

        

 

Para elaborar as diretrizes foram feitas entrevistas com lideranças da região trinacional; análise de documentos internos e da legislação turística dos três países; pesquisa em literatura especializada; e contribuições de áreas internas da Itaipu. A compilação das informações ficou a cargo do Instituto Polo Iguassu. Como resultado, 16 diretrizes foram propostas.

 


A apresentação das diretrizes ficou por conta do presidente do Instituto Polo Iguassu, Faisal Saleh.

 

Após a reunião desta quinta, o texto foi aprimorado. Ele ainda será revisado e, na próxima semana, será submetido a todas as áreas de Itaipu relacionadas ao turismo. “Com a aprovação interna e externa, vamos encaminhar as ‘Diretrizes da Política de Turismo de Itaipu’ para a aprovação da diretoria”, explicou Piolla. A previsão é que as novas diretrizes do turismo sejam aplicadas na margem esquerda (brasileira) ainda este ano. “O passo seguinte será implementá-las também na margem direita (paraguaia)”, ressaltou Piolla.