Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu conquista selo Sesi ODS 2023 com Programa de Resíduos Sólidos
Tamanho da letra
03/11/2023
O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional recebeu o Selo Sesi ODS 2023, que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa agora integra a categoria Ambiental do Banco de Boas Práticas do Prêmio, que pode ser acessado no endereço: https://longevidade.ind.br/v3-banco-de-boas-praticas-sesi-ods/. O anúncio oficial de todos os projetos que receberam o selo acontecerá durante o Congresso Sesi ODS, em data a ser definida.
Selo poderá ser usado nas publicações da Itaipu.
 
Na categoria ambiental, 46 empresas e indústrias do Paraná inscreveram práticas que impactam diretamente ao meio ambiente, com a redução da emissão de gases, da poluição do ar e da água, conservação de florestas e vegetações, eficiência da gestão hídrica e energética, gestão de resíduos e uso de recursos naturais, além de projetos como inovações de design sustentável.
 
O programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu conquistou o selo por desenvolver práticas ligadas aos ODS 1 (Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), 6 (Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos), 8 (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).
 
Foto: Rubens Fraulini
 
Criado em 2003 com o nome de “Projeto Coleta Solidária”, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos tem como principal objetivo promover a cidadania dos catadores de materiais recicláveis, por meio da inclusão social e produtiva. Atualmente, com a evolução e aprimoramento do projeto, e a partir de sua perspectiva sobre a segurança hídrica e o desenvolvimento regional sustentável, a Itaipu desenvolve ações na gestão integrada de resíduos sólidos por meio de parcerias com os 55 municípios da sua área de atuação, apoiando as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
 
A atuação da empresa foca no manejo e destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como no consumo e produção responsável, reduzindo substancialmente a geração de resíduos e promovendo melhor qualidade e quantidade de água. Assim, cria condições para a sustentabilidade socioeconômica e o avanço na cadeia produtiva da reciclagem, além de contribuir para o aumento da renda de populações vulneráveis.
 
A partir de 2023, o objetivo é expandir o Programa por todo o Estado do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia.
 
 
Sobre o Prêmio
Desde 2004, o Sistema Fiep, por meio do Sesi, no Paraná, protagoniza ações em prol das agendas globais de sustentabilidade. Comprometido com a escala e a ambição da Agenda 2030, que mescla de forma equilibrada as dimensões da sustentabilidade, o Sistema estimula a contribuição da iniciativa privada e da sociedade civil na implementação dessa Agenda.
 
ODS
Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais em www.pactoglobal.org.br/ods.