Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu celebra o 8º aniversário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tamanho da letra
25/09/2023
Este dia 25 de setembro marca o 8º aniversário da adesão dos 193 países Estados-Membros da ONU aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2015. A Itaipu Binacional trabalha de forma alinhada com esses objetivos desde que foram criados, tendo sido, inclusive, parceira do lançamento do Guia dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para as Empresas, ainda em 2015. 
 
A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento social nasceu com a própria empresa. Em 2003, a Itaipu incorporou a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável da sua área de influência a seus objetivos estratégicos. Nesse processo, adotou as diretrizes preconizadas em diversos documentos de referência para a sustentabilidade, como os Objetivos do Milênio, a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Assim, quando surgiu a Agenda 2030, em 2015, a empresa já empreendia esforços alinhados com todos os 17 ODS.
 
Imagens: Divulgação. 
 
Em 2019, durante a Conferência Mundial do Clima, a COP 25, em Madri (Espanha), a Itaipu lançou uma coletânea de 17 cadernos que reúnem estudos de caso com as principais contribuições da empresa, no Brasil e no Paraguai, a cada ODS. Visite www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030 para acessar os cadernos no site da Itaipu. 
 
Os cadernos são produto de uma parceria entre a binacional e do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa). As duas instituições também são sócias-fundadoras da Rede Global de Soluções Sustentáveis em Água e Energia, uma rede de parceiros que compartilham experiências bem-sucedidas na promoção dos ODS 6 (água) e 7 (energia), objetivos que estão no cerne da atividade fim da Itaipu, que é a geração hidrelétrica. Por meio da rede, a Itaipu tem contribuído com a realização de uma série eventos internacionais para a divulgação de boas práticas na promoção da Agenda 2030.
 
Com os cuidados que Itaipu empreende para cuidar da água (como a proteção da biodiversidade no entorno do reservatório) e assim garantir a geração de energia limpa e renovável no longo prazo, a empresa acaba contribuindo, por exemplo, com a promoção do ODS 15 (ecossistemas terrestres), 13 (ação climática) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis), demonstrando assim as interrelações e a integralidade da Agenda 2030. 
 
 
A Itaipu também se comprometeu com a conservação da biodiversidade por meio da adesão ao processo de certificação em Biodiversidade (Certificação Life) e pelo reconhecimento das áreas protegidas da empresa como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo programa MAB (Man and Biosphere) da Unesco. Isso levou à ampliação das ações de conservação de espécies ameaçadas, à criação de corredores ecológicos por meio da restauração de microbacias e a outras iniciativas que contribuem significativamente para a promoção da sustentabilidade em larga escala.
 
A consolidação do compromisso ambiental da Itaipu, manifestada em sua visão e missão a partir de 2003, possibilitou a alocação de recursos substanciais para programas e ações ambientais. Inicialmente, essa atuação se limitava a 29 municípios da bacia do Paraná, região 3, mas posteriormente se expandiu para incluir os municípios da área incremental. A partir de 2023, com o lançamento do programa "Itaipu Mais que Energia", a empresa estendeu sua abrangência a todos os municípios do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a promoção doas ODS em toda a região.
 
O que são os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, têm como objetivo primordial erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. 
 
Os ODS são importantes para a criação e fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos, nas empresas e na sociedade como um todo. No universo corporativo, a implementação desses objetivos permite que os negócios sejam mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos.