Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu celebra Dia Mundial da Água com apresentações culturais e selo
Tamanho da letra
21/03/2013

Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Itaipu vai celebrar a data com uma programação que inclui apresentações culturais e o lançamento nacional, pelos Correios, de um bloco de selos alusivos ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, comemorado em 2013. Os eventos serão no Edifício do Saber, no Parque Tecnológico Itaipu, das 10h às 11h.

A abertura, às 10h, terá a apresentação do Coral de Itaipu. O grupo cantará três músicas no total: uma no início da solenidade e outras duas em meio à programação, que terá uma leitura teatral com a Companhia Amadeus, às 10h15, e a cerimônia de lançamento do bloco de selos dos Correios, às 10h35.

Durante o ato, alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) farão grafitagem e intervenções do Grupo Ação Poética Três Fronteiras, no prédio verde do PTI, próximo ao Edifício do Saber. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, será representado pelo assessor de Energias Renováveis, Cícero Bley Júnior.

Selo

Itaipu foi escolhida pelos Correios como um dos três locais do País para o lançamento oficial do bloco, composto por dois selos, e que trazem acima a marca do Dia Mundial da Água e do Ano Internacional de Cooperação pela Água. A solenidade também ocorre neste dia 22 de março em Brasília (DF) e em Frutal (MG).

A arte mostra um conta-gotas que passa dentro, fora e ao redor do globo. A ideia é representar o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos. A tiragem é de 150 mil conjuntos. Cada selo custará R$ 2,75 e será comercializado pelos Correios até 31 de dezembro de 2016.
Os selos poderão ser adquiridos nas agências dos Correios, loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) ou Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Na capital do País

Em Brasília, o lançamento do bloco será às 14h, no Seminário “Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional de Cooperação pela Água”, no Museu da República. O evento terá a apresentação do Programa Cultivando Água Boa (CAB) de Itaipu, cujos resultados serão levados ao público pelo diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich.

A palestra do diretor será às 17h30, dentro do painel de boas práticas do seminário. A realização é da Agência Nacional de Águas (ANA), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Cultura do Governo do Distrito Federal.

O Dia e o Ano da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992. Na Itaipu, a data tem programação especial desde 2007, ano em que a binacional promoveu o evento S.O.S H2O. Na ocasião, a festa foi nas Cataratas do Iguaçu, com show de Maria Betânia.

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas fixou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A proposta foi feita por países membros da UN-Water. A Unesco é a instituição responsável por coordenar os eventos nas nações.