Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu assina compromisso com a Associação Nacional de Catadores
Tamanho da letra
18/12/2013

Em evento com a presença da presidente Dilma Rousseff, a Itaipu Binacional vai formalizar nesta quinta-feira (19), em São Paulo (SP), um termo de compromisso com a Associação Nacional dos Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat).

O objetivo é promover o Projeto Coleta Solidária, desenvolvido dentro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), por meio do fortalecimento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR).

A assinatura do compromisso vai ocorrer durante a Expocatadores 2013, que começa nesta quarta-feira (18), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e segue até sexta-feira (20). Itaipu é uma das patrocinadoras do evento.

Assinam o documento o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor de Coordenação da binacional, Nelton Friedrich, e o presidente da Ancat, Marcos Antonio de Lima.

Um pouco antes, a partir das 10h, a presidente Dilma Rousseff participa do Natal com os Catadores – que será seguido da assinatura de convênios e a entrega do prêmio Cidade Pró-Catador.

Itaipu também manterá no evento um estande, com exposição do carrinho elétrico para os catadores, banners sobre o CAB e o projeto Coleta Solitária, folder de Itaipu e materiais informativos dos projetos socioambientais desenvolvidos pela binacional.
 
Plano de trabalho

O termo de compromisso entre Itaipu e Ancat é resultado de um protocolo de intenções assinado no ano passado, também durante a Expocatadores. O documento prevê um plano de trabalho de dois anos, que inclui, entre outras ações: realizar articulações políticas nos âmbitos nacional, estaduais e municipais; articulações locais das organizações de catadores; efetivar parcerias para promoção de encontros/seminários para catadores, com o objetivo de socializar experiências exitosas; apoio na criação do Comitê Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); fortalecimento do comitê regional da Bacia do Paraná 3 – entre outros.