Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu apresenta resultados do Coleta Solidária na Expocatadores
Tamanho da letra
04/12/2014

A Itaipu apresentou, na 5º edição da Expocatadores 2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), os resultados de sucesso do Programa Coleta Solidária, que conta hoje com mais de 2,4 mil catadores de materiais recicláveis, organizados em associações e cooperativas dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. Esta foi a quinta participação da usina no evento, que este ano aconteceu de segunda (1º) a quarta-feira (3).

Itaipu foi representada pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e pelo diretor de Coordenação, Nelton Friederich. Mais de 40 lideranças da região estiveram presentes. A Expocatadores, o mais importante evento de catadores de reciclados do Brasil, teve também a participação da presidente Dilma Rousseff.

Segundo Friederich, foi um grande momento para a categoria e para a empresa. “Itaipu está na Expocatadores desde a primeira edição. Isso demonstra a opção da empresa pelos segmentos mais fragilizados. Nesse período, observamos uma transformação na realidade social dos catadores. Hoje eles estão mais bem organizados, mostrando sua importância econômica, social, ambiental e até cultural. O mais importante é que isso dignificou a vida e a atividades deles”, reforçou.

Este ano o evento teve como abordagem o tema “inclusão social, meio ambiente e reciclagem”. O espaço reuniu empresas e fabricantes de equipamentos para coleta seletiva, o que possibilitou aos catadores e fabricantes uma relação comercial, conhecer novos equipamentos e o valor dos produtos. Segundo o coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Reciclado (MNCR), Luiz Henrique da Silva, a proposta é colocar empresários e catadores no mesmo horizonte. “Queríamos deixar a sociedade civil, os catadores, o poder público e os empresários no mesmo espaço. Antes éramos seres esquecidos, hoje somos vistos como empreendedores”, avalia.

Durante o evento, Friedrich presenteou Dilma com um quadro feito por Luiz Nakasoni, empregado da Itaipu, feito com materiais reciclados. A obra é uma releitura do traço do artista plástico Romero Brito com o rosto da presidente.

Nova realidade

Durante a Expocatadores, a presidente lembrou que o evento é a concretização de todas as políticas públicas realizadas até o momento desde o governo Lula. “Criando a cooperação, eles [catadores] se modernizam, sem mudar a característica de redes de cooperativas. Mostram cada vez mais um exemplo de eficiência no trato do lixo, uma capacidade de processar todos os resíduos. São verdadeiros catadores de futuro.”

Samek reforçou o que disse a presidente. A própria missão de Itaipu foi ampliada em 2003, por orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O presidente me disse que, além de produzir energia, tínhamos que considerar também o componente humano e, a partir daí, começamos a trabalhar com os catadores. O programa Coleta Solidaria está em todos os municípios da Bacia do Paraná 3, sem que nenhuma criança trabalhe no manejo desse material. E há filhos de catadores que pela atividade dos pais hoje estão formados”, disse Samek.