Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu apresenta modelo de gestão no Fórum Mundial de Meio Ambiente
Tamanho da letra
21/06/2013

A Itaipu Binacional apresentará neste sábado (22), em Foz do Iguaçu, seu modelo bem-sucedido de gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná – Parte 3. O programa Cultivando Água Boa, que compreende 20 progamas e 65 ações abrangendo desde a recuperação de passivos ambientais a promoção de modos sustentáveis de produção e consumo, será tema da palestra do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, dentro da programação do Fórum Mundial de Meio Ambiente, no Hotel Mabu, a partir da 11 horas, no painel “Como as empresas podem ser mais sustentáveis”.

A programação do fórum teve início nesta sexta-feira (21). A abertura ocorreu no início da tarde, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que citou o exemplo de Itaipu como algo a ser adotado na gestão de recursos hídricos em reservatórios, com uma abordagem sistêmica e que leve em conta a geração de energia, a produção de alimentos no entorno, a geração de energia, o abastecimento das cidades e com medidas que garantam a longevidade desses mananciais.

“Com as matas ciliares no entorno do reservatório e nas microbacias, e outras ações visando a sustentabilidade, Itaipu está prorrogando a vida útil de seu reservatório. E a capacidade de armazenamento de recursos hídricos per capita é hoje uma questão estratégica”, afirmou a ministra, enfatizando que a água será o tema central da discussão a cerca do desenvolvimento sustentável nos próximos 30 anos, em que a humanidade precisará fazer uma transição de sociedade de consumo para uma sociedade de bem-estar.

Além de Izabella, participaram da cerimônia de abertura o governador do Paraná, Beto Richa, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, o presidente da SOS Mata Atlântica, Pedro Passos, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), João Doria Júnior, o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, entre outras autoridades.

Com a presença de aproximadamente 400 lideranças empresariais e políticas, pesquisadores e representantes de organizações socioambientais, o Fórum Mundial de Meio Ambiente contará com conferencistas ilustres, como Robert F. Kennedy, que tem se destacado por seu ativismo pela recuperação do Rio Hudson e foi eleito pela Time como um dos “heróis do planeta”, e Jean-Michel Cousteau, filho do famoso oceanógrafo Jacques Cousteau. Ele falará sobre os serviços ambientais prestados pelos oceanos. Ao final do evento, neste sábado (22), os participantes pretendem concluir a redação da Carta de Foz do Iguaçu, com conclusões dos temas discutidos e compromissos.

O programa CAB

Uma das mais amplas iniciativas socioambientais em prática no País, o Cultivando Água Boa é um conjunto de iniciativas que abrangem 29 municípios do Oeste do Paraná, em diversas áreas como: a recuperação de microbacias hidrográficas com o plantio e proteção de matas ciliares e o monitoramento da qualidade da água; a promoção de práticas agroecológicas e a difusão do consumo de alimentos saudáveis; a recuperação de áreas degradas por atividades agropecuárias; a sustentabilidade de comunidades indígenas; coleta seletiva de materiais recicláveis; proteção à biodiversidade; educação ambiental nas escolas e nas comunidades; entre outros. A iniciativa conta com mais de 2 mil parceiros e é reconhecida por diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Carta da Terra, Prêmio ANA e o Benchmarking Ambiental Brasileiro.