Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu apresenta case no ciclo de debates CBN Sustentabilidade
Tamanho da letra
01/11/2023
Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
 
Iniciativas socioambientais desenvolvidas pela Itaipu Binacional e parceiros, como o Programa Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), foram destaque durante a edição de Foz do Iguaçu do Ciclo de Debates Regionais CBN Sustentabilidade, realizada na segunda-feira (30), no Hotel Golden Park Internacional. Além de Foz, os ciclos de debates também aconteceram em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.
 
A programação contou com palestras da jornalista e advogada Rosana Jatobá, que se tornou referência no país neste segmento de boas práticas ambientais, sociais e de governança, também conhecidas como ESG.
 
Com o tema “Desafios da Circularidade – Resíduos ou Recursos”, o encontro reuniu representantes dos setores público e privado para discutir a implementação de um conjunto de critérios que possa ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em empresas comprometidas com as ESG.
 
Neste contexto, Rodrigo Cupelli, da Divisão de Educação Ambiental de Itaipu, apresentou os principais resultados do Programa GRS, que, desde a sua implementação, em parceria com as gestões públicas de municípios do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas para a expansão e fomento da reciclagem, incluindo a estruturação de 67 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), com foco na inclusão socioprodutiva dos catadores.
 
Até 2022, o Programa permitiu a geração de 1.198 postos de trabalho, com renda média de R$ 2 mil. Além disso, foram recicladas 86 mil toneladas de materiais como papel, vidro, metal e plástico, evitando a emissão de 164 mil toneladas de CO2. 
 
Rodrigo Cupelli representou a Itaipu. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
 
“A Itaipu tem se destacado como um mecanismo essencial de apoio aos municípios na busca por soluções sustentáveis para a destinação adequada desses resíduos, além da geração de emprego e renda”, destacou Cupelli. 
 
Além do investimento nas UVRs e da contribuição no aumento da renda dos catadores, a metodologia do Programa GRS tem na Educação Ambiental uma estratégia de formação continuada dos técnicos e trabalhadores da coleta seletiva. Ao longo dos anos, foram promovidas diversas oficinas com este público, totalizando mais de 3.000 pessoas capacitadas. As iniciativas de Educação Ambiental também envolvem a população e escolas da região, para que o resíduo possa de fato ser separado e chegar até as UVRs. 
 
Rosana Jatobá, jornalista e advogada. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
 
Um outro investimento importante de formação no tema acontece por meio da Escola Internacional para a Sustentabilidade (EIS), uma iniciativa da Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu que promove cursos de 5S e Segurança no Trabalho nas UVRs e Unidades de Reciclagem de Resíduos Orgânicos.
 
Os cursos são gratuitos e realizados conforme abertura de turmas. Mais informações sobre a EIS podem ser acessadas em https://www.pti.org.br/eis. 
 
Os dados do Programa GRS podem ser acessados no Caderno da Reciclagem, publicação que apresenta os principais resultados alcançados entre os anos 2019 e 2022: https://bit.ly/43lwhpd.
 
Sobre o Ciclo de Palestras CBN Sustentabilidade
O Ciclo de Debates CBN visa discutir as tendências globais e como o futuro das empresas e das organizações está intrinsecamente ligado à habilidade de abraçar práticas ambientais, sociais e de governança como guias para investimentos e escolhas de consumo sustentáveis.