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Responsabilidade Social
Itaipu apresenta campanha do Dia 18 de Maio
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15/05/2014

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, responsável pelo Projeto Vira Vida, apresentarão nesta quinta-feira, dia 15 de maio, às 16h, no Espaço Milton Santos, no Edifício das Águas, no Parque Tecnológico Itaipu, a campanha de mídia local do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em todo o Brasil no dia 18 de maio, domingo.

A iniciativa tem o apoio de parceiros e dos veículos de comunicação, que divulgarão as peças publicitárias sem custo nenhum.  Na mesma ocasião, o PTI vai assinar um termo de cooperação com o Sesi.

A elaboração da campanha desenvolvida pela Comunicação Social da Itaipu Binacional faz parte de um dos compromissos assumidos pela Itaipu e parceiros com a Fundação Xuxa Meneghel  em defesa da criança e do adolescente. No final de novembro, a presidente da Fundação Xuxa Meneghel assinou, em Foz do Iguaçu, o termo de adesão à Campanha Trinacional de Combate à Violência Infanto-juvenil, que reúne entidades públicas e privadas do Brasil, Paraguai e Argentina. É uma outra iniciativa, mas com objetivo semelhante.

Os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), também assinaram um protocolo de intenções para a implantação da metodologia do Projeto Brasil +Criança, desenvolvido pela Fundação nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). A assinatura foi no Encontro do Programa Cultivando Água Boa, no Rafain Palace Hotel. Jair Meneguelli participou do evento e teve encontro com autoridades locais para pedir o engajamento em iniciativas efetivas para combater o problema.
 
A campanha
A campanha trinacional, que deve ser lançada em junho, prevê, entre outras iniciativas, a divulgação de peças publicitárias – como spots de rádio, banners e cartazes, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação.
 
Xuxa destaca a importância de se divulgar canais de denúncias (como o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), de preferência estabelecendo um número padrão para os três países. A apresentadora salientou ainda que a campanha deve estimular a participação e esclarecer o caráter sigiloso das denúncias.

Desde a ampliação da missão estratégica da empresa, em 2003, com a incorporação de temas de responsabilidade socioambiental, a Itaipu vem desenvolvendo várias iniciativas em defesa da criança e do adolescente. O Programa de Proteção ao Adolescente (PPA) é um exemplo.