Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Itaipu acompanha testes de captação de imagens com aeromodelo
Tamanho da letra
14/06/2013

Profissionais da Superintendência de Energias Renováveis de Itaipu e do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) acompanharam nesta semana, em Foz do Iguaçu, testes com um aeromodelo utilizado para captação de imagens. Os testes foram realizados na terça-feira (11), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Fabricado pela empresa Geoagro, de Ribeirão Preto (SP), com tecnologia suíça, o equipamento é utilizado para imageamento territorial. O aeromodelo trabalha com uma câmera fotográfica acoplada e um plano de voo previamente elaborado, controlado por computador. As imagens captadas têm definição superior às dos satélites ou da aviação convencional.

O interesse de Itaipu Binacional e do CIH é avaliar o desempenho do modelo em trabalhos de gestão de bacias hidrográficas e de geração distribuída de energia.

“Trata-se de uma evolução tecnológica que dá novas utilidades a um brinquedo, o aeromodelo. O equipamento embarca tecnologia de informação e de imageamento e se transforma em uma preciosa ferramenta de investigação territorial”, disse o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Junior.

De acordo com o técnico Jonathan Gazaroli, da Geoagro, a mesma tecnologia já é utilizada na agricultura de precisão, levantamento topográfico e monitoramento de safras. “Este aeromodelo é uma nova ferramenta para obter imagens aéreas, com tecnologia superior às outras duas existentes até então (satélite e aviação convencional), que são muitas vezes inviáveis para pequenas áreas”, explicou.