Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Instituições de Foz do Iguaçu recebem alimentos doados por estagiários(as) da Itaipu Binacional
Tamanho da letra
22/09/2023
  
Entrega de alimentos no Projeto Anjo Gabriel e no Centro de Atenção Integral. Fotos: Michelle Einsiedel| Itaipu Binacional                           
 
Na manhã da última quinta-feira (21), um grupo de 21 estagiários(as) da Itaipu participou da entrega de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados durante a VI Semana de Esportes dos Estagiários. Ao todo, foram doados 1.850 itens, dos quais 65% foram entregues ao Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) e 35% para o Projeto Anjo Gabriel/Cáritas. 
 
A ideia inicial da prova de arrecadação da Semana de Esportes era distribuir os alimentos somente para o CAIA, mas, como a meta foi ultrapassada, mais uma instituição foi beneficiada. Dentre os alimentos arrecadados estavam pacotes de arroz, feijão, macarrão, café, sal e açúcar, latas de leite em pó, milho, ervilha e achocolatado e garrafas de óleo.
 
Judite Maria Dalcin, coordenadora do Projeto Anjo Gabriel, contou para os estagiários a história da entidade.
 
Segundo a coordenadora do Projeto Anjo Gabriel, Judite Maria Dalcin, os alimentos vieram em boa hora e serão distribuídos para as 100 famílias atendidas pelo projeto. “Eu fico muito feliz de ver esses jovens engajados no social, saber que nós temos jovens preocupados com famílias e situações que hoje nós vivemos aqui em Foz do Iguaçu, principalmente em nossa comunidade. Nós só temos a agradecer”, disse ela.  
 
O Projeto Anjo Gabriel surgiu em julho de 2015, com o intuito de ajudar adolescentes gestantes da comunidade Jardim Duarte, Canadá e Brás. Hoje são atendidas mais de 400 pessoas no projeto, entre crianças, adolescentes, grávidas e suas famílias. 218 gestantes já passaram pela instituição desde sua criação.
 
Jacson Gatelli, coordenador do CAIA.
 
O coordenador do CAIA, Jacson Gatelli, também ressaltou a importância dessa doação para a instituição, principalmente nesse momento em que o CAIA está se reestruturando, após o incêndio que atingiu parte da estrutura no dia 25 de agosto.  
 
“Além desses alimentos suprirem as necessidades básicas da instituição, a gente também vê a questão de solidariedade dos outros, principalmente dos jovens, que mostram, com essas ações, um sentimento de apoio, compreensão e colaboração”, disse ele.  
 
Até as crianças e adolescentes do CAIA ajudaram a descarregar os alimentos.
 
O CAIA, instituição localizada na Avenida Morenitas atende crianças e adolescentes de seis a 17 anos, com o objetivo de desenvolver aspectos intrapessoais e interpessoais, conforme a faixa etária. Além da sede principal há equipes itinerantes que prestam serviços em outros bairros de Foz do Iguaçu.
 
Para Aliny Silva dos Santos, coordenadora do Programa de Estágio da Itaipu, a repercussão da prova de arrecadação foi muito maior do que o esperado. “Sei que os jovens costumam se engajar em causas em que acreditam, mas eu não imaginava que seria tão grande o número de arrecadações”, disse ela.  
 
Santos também complementa dizendo que, com a vinda para as instituições, “entendemos que existe um mundo para além do que a gente vive. Então, estar aqui, ouvir essas histórias e entender as necessidades das instituições é realmente emocionante”.    
 
Para Laura Melo, estagiária da Divisão de Responsabilidade Social, participar dessa ação é gratificante. “Saber que essa doação e esse esforço que nós tivemos vão fazer a diferença para as instituições é um prazer inigualável”, disse ela.
 
Aliny Silva dos Santos, coordenadora do Programa de Estágio da Itaipu (na esquerda) e Estagiária da Divisão de Responsabilidade Social, Laura Melo (na direita).