Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Iluminação da Barragem de Itaipu adere ao Outubro Rosa
Tamanho da letra
20/09/2013

A Iluminação da Barragem, uma das principais atrações turísticas de Itaipu, também vai aderir ao Outubro Rosa. Durante o mês que vem, os condutos forçados refletirão, durante o espetáculo, a cor da Campanha da Luta contra o Câncer de Mama.

A adesão da Iluminação da Barragem à campanha, que acontece em todo o mundo, é uma iniciativa da Itaipu Binacional, integrando Brasil e Paraguai, Fundação Cultural e as secretarias de Ação Social e de Educação de Foz do Iguaçu, entre outros parceiros. A ideia é chamar a atenção da população e turistas sobre o problema.

Essa será a primeira vez que a atração será iluminada de rosa, mas a empresa já participa ativamente da campanha contra o câncer de mama de outras formas. No mundo inteiro, ícones da arquitetura, como a Torre Eiffel, em Paris, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também aderiram ao Outubro Rosa. A iniciativa tem o apoio da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu (CS.GB), responsável pela administração do atrativo.

A Iluminação Rosa, ainda sem data definida, por questões técnicas, marcará também a abertura oficial da campanha em Foz do Iguaçu sobre o tema. O ato simbólico vai contar com participação de representantes dos nove municípios atendidos pela 9ª Regional de Saúde, entre outros. A ministra da mulher do Paraguai, Ana Maria Baiardi confirmou participação no evento. A ministra esteve recentemente na Itaipu e ficou impressionada com a política de equidade de gênero implantada na empresa.

Programação

A programação da campanha inclui ainda uma série de palestras e de outras atividades alusivas. A adesão da Iluminação de Itaipu ao outubro rosa foi confirmada pelo assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima, durante uma reunião, na quinta-feira (19), na sede do Provopar, em Foz do Iguaçu.

Segundo Joel, com a adesão do atrativo de Itaipu ao Outubro Rosa, o que se espera é reforçar as ações de conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que afeta homens e mulheres em todo o mundo.

“Como a usina é uma atração internacional, visitada por turistas de todo o planeta, a iluminação da hidrelétrica será simbólica e vai ajudar a reforçar a importância da prevenção”, disse Joel de Lima. A secretária de Ação Social, Cláudia Pereira, agradeceu o apoio de Itaipu.

Jantar Rosa e Mamóvel

Entre outras atividades previstas para marcar a campanha em Foz do Iguaçu está a 5ª edição do Jantar Rosa, marcada para o dia 18 de outubro, no Hotel Golden Tulip. O evento, que virou uma tradição no calendário da cidade, é aguardado com bastante expectativa.

Toda a verba arrecada com a venda dos ingressos e das camisetas alusivas à campanha será destinada para a compra de uma unidade móvel de mamografia, a primeira do Paraná. Segundo dados da Secretaria de Ação Social, menos da metade das mulheres que agendam a mamografia comparecem para fazer o exame. Com o mamóvel, pretende-se aumentar esse número, já que a unidade será itinerante.

Números

A cada ano, pelo menos 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no mundo. Hoje, segundo o relatório mundial, 1,6 milhão de mulheres sofrem com a doença, o dobro do número registrado em 1980. Embora em menor escala, os homens também são vítimas da doença. Estima-se que o câncer de mama atinja um homem a cada 100 mulheres.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 500 homens morreram no período de 1996 a 2002 vítimas desse tipo de câncer. Nos Estados Unidos, a mortalidade chega a 400 casos por ano, e segundo um estudo publicado na revista norte-americana Cancer, a incidência naquele país aumentou 25% nos últimos 25 anos.