Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Icold tem livros patrocinados por Itaipu
Tamanho da letra
26/05/2009

O diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, representou Itaipu na abertura do 23º Congresso da Comissão Internacional de Barragens - Icold, nesta segunda-feira, em Brasília. Nos discursos da solenidade, a principal tônica foi a necessidade de usos múltiplos dos reservatórios. Além da produção de energia, eles devem servir para o abastecimento de água e irrigação (com implicações diretas na produção de alimentos), o transporte (hidrovias) e o controle de cheias e as atividades de pesca, esportes e lazer.

 

 

Dessa forma, os reservatórios vão contribuir para reduzir o grave problema da escassez de água, que hoje atinge mais de 1 bilhão de habitantes, e da falta de saneamento básico, que não é fornecido para mais de 2 bilhões de habitantes, segundo dados da Icold. 

 

Exposição e livros 

  


Lançamento de livros no estande do PTI-Ceasb
Durante a abertura da Exposição Técnica, também nesta segunda-feira, o Núcleo Regional do Paraná lançou, no estande do PTI-Ceasb, o livro histórico "80 Anos - barragens para o desenvolvimento sustentável" e o livro didático "As Barragens & a Água do Mundo - Um livro educativo que explica como as barragens ajudam a administrar a água do mundo".

 

As duas obras são traduções de livros publicados pela Icold em inglês. A edição em português foi patrocinada por Itaipu, com apoio institucional da Copel e da Sanepar. Em breve, será também lançada a edição brasileira do "Dicionário de Barragens" da Icold, também com patrocínio da Itaipu. Esse dicionário linguístico (português-espanhol-inglês-francês) tem quase 3 mil palavras. 

 

O engenheiro Miguel Sória assina os dois livros e o dicionário na condição de organizador. Em seu trabalho, ele com a colaboração da empresa Texto Faz nas traduções e, no dicionário, com a participação do engenheiro Corrado Piasentin na revisão dos vocábulos e do Comité Paraguayo de Presas na revisão da parte em espanhol.

  

A intenção da Icold, com essas publicações, é trazer a público, em linguagem acessível, com muitas fotografias e ilustrações, esclarecimentos acerca do indispensável papel que as barragens desempenham na sociedade moderna. Para contribuir com a divulgação, Itaipu enviará exemplares dos livros a todas as universidades e escolas técnicas brasileiras, de modo que essa informação qualificada seja bastante disseminada no meio acadêmico. O Comitê Brasileiro de Grandes Barragens, por sua vez, publicará em breve na Internet versões eletrônicas das publicações, que ficarão à disposição do público em geral. 

  

Participaram do evento vários empregados de Itaipu, brasileiros e paraguaios, entre os quais Marco Aurélio Escobar, superintendente de Obras, Ademar Sérgio Fiorini e Cláudio Issamy Osako, estes respectivamente conselheiro e conselheiro fiscal do CBDB representantes da Itaipu.