Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Hospital Costa Cavalcanti dá alta ao quinto paciente recuperado de covid-19
Tamanho da letra
18/05/2020

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu, deu alta ao quinto paciente recuperado de covid-19, nesta segunda-feira (18). João Carlos Puhl, de 42 anos, ficou internado por 16 dias. Emoção e aplausos marcaram a saída, assim como nas quatro altas anteriores.


Alívio após 16 dias de internamento. Foto: Débora Black/HMCC.

No último dia 3, o paciente apresentou sintomas gripais, como febre e tosse, testou positivo para o novo coronavírus e precisou ficar internado. Durante o internamento, permaneceu com o quadro clínico estável, sem a necessidade de ventilação mecânica. Ele recebeu tratamento à base de hidroxicloroquina, em combinação com azitromicina, associada a outros medicamentos que fazem parte do protocolo de atendimento de pessoas internadas com o novo coronavírus.

“Agradeço a Deus por sair bem”, disse. “Estava ansioso para voltar para casa. Agora é só me cuidar e ficar com a família. Obrigado a todos que me ajudaram”, ressaltou.

Altas

Todos os pacientes com covid-19 internados na Unidade de Tratamento Covid (UTC) do HMCC receberam tratamentos segundo protocolo institucional, atualizado diariamente pelo Núcleo de Inteligência Covid-19 e pautado nos periódicos do Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Atendimentos

Além dos internamentos na ala exclusiva para covid-19, mais de 990 pessoas já foram encaminhadas ao Pronto Atendimento Respiratório do HMCC, criado exclusivamente para atender pacientes que possam ter contraído o novo coronavírus. Desse total, 301 foram considerados suspeitos, notificados e testados, dos quais 19 tiveram resultado positivo. A grande maioria apresentou sintomas leves e passa por isolamento domiciliar, com acompanhamento diário pelos Serviços de Controle de Infecção e Teleorientação do Costa Cavalcanti.

Apoio

Itaipu tem atuado em várias frentes no enfrentamento ao novo coronavírus na região de Foz do Iguaçu. Só na reestruturação do HMCC e de outras instituições da 9ª Regional de Saúde a empresa investiu R$ 15 milhões – dinheiro usado também para a compra de insumos e equipamentos. O valor total passa de 22 milhões.

Com o apoio, também foi possível credenciar o Laboratório de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical como apoio ao Laboratório Central do Paraná para fazer os exames da covid-19, o que diminui o tempo para o resultado. Entre outras ações, a empresa também adquiriu seis mil testes PCR e dobrou o valor do fundo de auxílio eventual a entidades beneficentes, chegando, atualmente, ao equivalente a R$ 2,7 milhões.

Fonte: Assessorias de Comunicação HMCC e Itaipu Binacional.