Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Gincana leva aula de cidadania a escolas de Foz
Tamanho da letra
31/08/2009

Um grupo de Itaipu cumpriu, neste sábado (29), a primeira tarefa da Gincana de Integração "Nossa Força é Voluntária". Organizada pelo projeto "Força Voluntária", em parceria com o Reviver, a ação de cidadania buscou integrar os colaboradores e replicar informações sobre os programas socioambientais da empresa à comunidade.

 


Gincana: uma aula de cidadania e divertimento
Participaram da atividade 35 pessoas, entre empregados, estagiários, menores aprendizes e assistidos. Com o tema "Eu amo minha infância saudável", a iniciativa procurou ainda multiplicar a ideia de hábitos saudáveis - desde a infância às diferentes fases da vida, a partir de atividades lúdicas e informativas.

   

As atividades ocorreram em três instituições de ensino: Escola Estadual Prof. Elenice Milhorança, Escola Municipal Cândido Portinari e Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Cada escola recebeu suporte e organização de um grupo específico de voluntários. As tarefas foram avaliadas por uma comissão julgadora do concurso, formada por empregados de diferentes setores.
   

No comando da comissão, Lilian Paparella. Ela destacou a importância do voluntariado em meio aos empregados e demais colaboradores de Itaipu: "Um dos propósitos do "Força Voluntária" é incentivar o ingresso de mais pessoas a esse trabalho. Estamos conseguindo fazer isso com a ajuda dos veteranos que vêm motivando os novos empregados a participarem dessa ação", destacou Lilian.

Denise Peres, integrante da Comissão Julgadora e do Programa Reviver, ressaltou o trabalho de apoio aos colaboradores. "Os nossos voluntários passam por cursos, capacitações e treinamentos para desempenhar, da melhor maneira possível, o papel de voluntário e entender o verdadeiro significado desse trabalho social", explicou.
   


Equipe Cooperação preparou várias brincadeiras lúdicas e socioeducativas
Na Escola Elenice Milhorança, a equipe "Cooperação" organizou um circuito de brincadeiras lúdicas e socioeducativas. Os integrantes do grupo repassaram informações às crianças com apresentações teatrais, jogos, brincadeiras instrutivas e debates em sala de aula sobre o tema. Um grande prato ‘saudável’ feito de cartolina contendo carboidratos, saladas e proteína, representou ludicamente uma refeição adequada ao dia-a-dia.

  

Também foi montada uma grande mesa de produtos para informar as crianças sobre a importância da ingestão de frutas na dieta. "Procuramos montar uma mesa de frutas bastante diversificada e atraente para chamar atenção das crianças sobre esse alimento tão importante para o nosso organismo e também para passarmos informações sobre o tema", disse Cristiane Piton, coordenadora do grupo de voluntários. 

 

Para a diretora da escola, Maria Aparecida Gouvêa, o trabalho voluntário é extremamente importante para o centro educacional. "São temas que trabalhamos em sala de aula e que os alunos gostam. Por isso, esse tipo de iniciativa, vindo de uma empresa como Itaipu, reforça a importância do voluntariado para as crianças e seus significados", frisou.

 


Apresentação musical no Colégio Costa e Silva
 No Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, as atividades ficaram sob a responsabilidade da equipe "Energia e Criança". Houve discussões específicas sobre produtos fitoterápicos, o uso de chás, o cultivo de alimentos na horta da escola e modelos apropriados de cardápio equilibrado para o consumo de alimentos.Os trabalhos extrapolaram as salas de aula com brincadeiras interativas e educativas, debates, apresentações musicais e teatrais e atividades físicas

    
A coordenadora do grupo, Taís Sobral, avaliou de maneira positiva a participação da equipe e o envolvimento dos estudantes. "Conseguimos despertar o interesse das crianças e dos jovens sobre a necessidade de uma alimentação saudável usando a criatividade em brincadeiras e atividades bastante interativas", destacou.
  

O diretor, Alexandre Abraão da Silva, classificou a iniciativa como apropriada para o bem-estar social e pedagógico dos estudantes. "Essa ação da Itaipu Binacional mostra como uma empresa pública ou mesmo privada pode apoiar a comunidade em ações de voluntariado e como esse papel pode ser ampliado", disse. Vale lembrar que as duas escolas ficam no Jardim América, região centro-oeste de Foz do Iguaçu. As próprias equipes de voluntários escolheram as unidades para o desenvolvimento das atividades. 
 

Locomotiva de cidadania - A equipe "Locomotiva, Motiva Você" organizou as tarefas na Escola Municipal Cândido Portinari, localizada no Jardim Petrópolis, região norte de Foz. Na escola, houve participação ativa da comunidade. Os pais das crianças assistiram a palestras educativas na área de nutrição alimentar e obesidade, participaram de debates sobre alimentação saudável e receberam dicas de hábitos saudáveis de vida.
  

Os alunos fizeram ainda desenhos ilustrativos sobre alimentos saudáveis, organizaram peças teatrais alusivas, participaram de atividades físicas, como aulas de artes marciais, e receberam lanches e frutas preparados pelos professores, pais e voluntários. "O trabalho voluntário é um atitude socialmente responsável que deve envolver toda a comunidade, entre pais, professores e mesmo empresas, como no caso a Itaipu", disse.
  

A coordenadora da equipe, Armenis da Silva Monteiro, destacou o envolvimento da comunidade no desenvolvimento das ações. "Houve uma interação muito grande de todos da escola. Isso facilitou o trabalho dos voluntários que precisaram cumprir sua parte e usar a criatividade para desenvolver as atividades", elogiou.