Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Gestoras da Itaipu são homenageadas no livro Mulheres, elas fazem história
Tamanho da letra
29/03/2012

A diretora financeira executiva da Itaipu BinacionalMargaret Groff, a assessora de Responsabilidade Social, Heloisa Covolan, e a ex-superintendente de Informática, Marli Portella, são algumas das 64 personagens do livro Mulheres, elas fazem história, lançado na noite desta terça-feira (27), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Na obra, uma iniciativa do Espaço Mulheres Executivas do Paraná (MEX/PR), a psicanalista e cientista política Mayla Di Martino reúne histórias de sucesso de mulheres que ocupam cargos executivos em empresas paranaenses. Mayla ainda faz um estudo da evolução feminina no mercado de trabalho e do atual papel da mulher no mundo empresarial.

Mais de 800 pessoas prestigiaram o lançamento, como o vice-governador, Flávio Arns; o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; e a presidente da FirstData Brasil e do Grupo de Executivas de São Paulo, Maria Fernanda Teixeira; além de diversos colegas da Itaipu, autoridades e executivos de empresas importantes do Estado.

A obra foi apresentada pela Representante da ONU Mulheres para o Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, como uma iniciativa inédita em todo o mundo. “É um retrato valioso da liderança feminina, uma pesquisa abrangente e completa”, elogiou. Além de trazer pesquisas e amplo levantamento bibliográfico, o livro aborda experiências de seis grandes empresasItaipu, Volvo, Correios, Renault, O Boticário e Petrobraspara inserir as mulheres em cargos de decisão.

A diretora Margaret Groff, que faz parte da diretoria do Espaço Mulheres Executivas, esteve envolvida com o projeto desde o princípio. “Foi um trabalho a muitas mãos, que levou quase dois anos para ficar pronto. É um orgulho ter uma obra como essa, um sonho concretizado. Esperamos que seja uma ferramenta de pesquisa sobre o papel da mulher na sociedade e uma inspiração para as jovens executivas”, disse Margaret.
      
Para Regina Arns, presidente do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, o livro apresenta exemplos marcantes de como as mulheres lidam com o desafio de tocar suas carreiras profissionais, com a possibilidade real de galgar os postos de comando e decisão, conciliando essa trajetória com os assuntos familiares.
   
Em carta enviada ao evento, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que "a importância social" do livro é trazer à luz a história de mulheres que conseguiram trilhar caminhos para assegurar "uma participação igualitária" nas empresas.
       
O livro mostra ser necessário compreender o papel especial desempenhado pelas mulheres ao subir na carreira, sem esquecer da vida pessoal. “É preciso reconhecer a divergência entre os papéis sociais dos homens e das mulheres, e também entender as diferenças em termos de preferências por trabalho e estilo de vida que existem entre as próprias mulheres”, afirmou Mayla Di Martino.
  
A obra

Repleto de fotos, gráficos e ilustrações e com um texto agradável e rico, o livro Mulheres, elas fazem história tem 200 páginas e foi impresso em papel de alta qualidade. Os 10 mil exemplares lançados pela Editora Positivo vão ser distribuídos em universidades, escolas, bibliotecas e nas empresas citadas para servir como referência histórica e de estudos sociais e econômicos.

O prefácio foi escrito pela ministra-chefe da Casa Civil e ex-integrante do MEX/PR, Gleisi Hoffman, mas também depoimentos de presidentes e diretores de várias organizações, como Carlos Hungria, da Volvo Trucks; Clovis Tramontina, da Tramontina; e Miguel Krigsner, d’O Boticário.

Jorge Samek também contribuiu com um depoimento. “Temos certeza de que, graças à sua capacidade profissional e de liderança, as mulheres continuarão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e enriquecendo o processo decisório com uma perspectiva mais sensível e humana”, escreveu.

O livro é uma iniciativa do Espaço Mulheres Executivas do Paraná (MEX/PR) com apoio do Instituto Cultural do Paraná (ICPR) e patrocínio da Itaipu Binacional, Electrolux, GRPCom, Grupo Boticário, Petrobras, Instituto Renault, Volvo e Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).