Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Foz poderá ser anunciada sede dos X Games
Tamanho da letra
30/04/2012

Foz do Iguaçu tem grandes chances de ser uma das cidades escolhidas para sediar os jogos do X Games. Os nomes das três cidades que receberão o evento em 2013, 2014 e 2015, serão anunciados nesta terça-feira, dia 1º de maio, pelos canais da ESPN, criadora do evento, uma espécie de olimpíada de jogos radicais.

Entre as cidades concorrentes o Brasil está na briga com três: São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. As outras no páreo são Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Munique (Alemanha), entre outras. Esse é o quinto maior evento esportivo do mundo.

A imprensa de Foz do Iguaçu poderá acompanhar o anúncio, no Capital Bar, localizado na Avenida Jorge Schimmelpfeng, onde haverá uma grande mobilização e torcida por Foz do Iguaçu. A concentração começou.

Autoridades municipais, representantes da Itaipu Binacional e empresários do setor turístico e esportivo acompanharão a transmissão ao vivo do anúncio, que será feito simultaneamente para 200 países e 400 milhões de telespectadores do mundo inteiro.

Fases
A disputa para receber os jogos do X Games começou em julho de 2011. Na primeira fase concorreram 40 cidades de 21 países. Passaram para a segunda etapa 20 cidades. Agora estão no páreo nove. Os esportes radicais crescem ano a ano.

Chances reais
Em novembro de 2011, Foz do Iguaçu sediou o primeiro campeonato internacional de Mini Ramp (Mini Half) no Brasil. O evento foi montado no Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas do Iguaçu e reuniu atletas do Brasil e exterior. O desafio foi considerado uma etapa preparatória a favor da candidatura da cidade como sede do X Games. O Mundial de skate colocou a Terra das Cataratas na rota do X Games 2013.

A rampa de skate montada no antigo heliponto tendo as Cataratas como cenário de fundo, impressionou os executivos americanos do canal. Recentemente as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza, o que aumenta ainda mais as chances de a cidade ser uma das três escolhidas para sediar o evento.

A intenção do canal de televisão ESPN é transformar a competição no maior terceiro evento esportivo do mundo, atrás somente da Copa do Mundo e Olimpíadas.