Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Foz é melhor destino do interior do Brasil
Tamanho da letra
10/12/2009

Foz do Iguaçu foi eleita pelo Ministério do Turismo como o melhor destino turístico do Brasil entre localidades do interior do país. A cidade, que abriga as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu, ficou em primeiro lugar na categoria “não capital” do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. A entrega do prêmio foi nesta terça-feira (8), em Brasília.

    


Principal atração de Foz do Iguaçu, as Cataratas ganham cada vez mais visibilidade no mundo
A cidade de São Paulo aparece como a capital brasileira mais bem estruturada para receber turistas. Participaram da avaliação do Ministério do Turismo 65 destinos, avaliados em 13 dimensões. Entre as “não capitais”, Foz do Iguaçu obteve a melhor pontuação em cinco dimensões: acesso; serviços e equipamentos turísticos; marketing e promoção do destino; capacidade empresarial; e aspectos ambientais.

         
A entrega do prêmio teve a presença do secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, que atribuiu a conquista à união do trade turístico de Foz do Iguaçu, graças à parceria entre  prefeitura, Itaipu Binacional, Convention Bureau e Conselho Municipal de Turismo.

     

“É um prêmio ao esforço e à participação de todos aqueles que se envolveram na melhoria dos serviços e atrações da cidade. Além disso, o prêmio serve de estímulo para que o trabalho continue”, destacou Gonzalez, ressaltando que Foz ficou à frente de atrações consagradas da Serra Gaúcha e do litoral nordestino.

 

 
O Complexo Turístico é uma das principais atrações turísticas de Foz   
Entre as não capitais, além de Foz do Iguaçu, foram premiadas Ouro Preto (MG), Porto Seguro (BA), Maraú (BA), Balneário Camboriú (SC), Gramado (RS) e Bento Gonçalves (RS).

    
O jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, observou que a premiação do Ministério do Turismo é um indicativo do sucesso da estratégia de unir iniciativa privada e governo em torno da promoção do destino Foz do Iguaçu no Brasil e no exterior. “É o reconhecimento ao trabalho integrado que estamos fazendo para fortalecer e consolidar Foz do Iguaçu como Destino do Mundo”, afirmou Piolla, que representa Itaipu no trade.   

 

 
Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu:"estamos transformando a imagem de Foz do Iguaçu"

A união do trade turístico de Foz teve início em 2007. Desde então, o número de turistas em visita à cidade não para de crescer. Em 2008, o Parque Nacional do Iguaçu – principal atração do destino – atingiu a marca histórica de 1,1 milhão de visitantes. “Passamos a ser um destino mais gabaritado, que oferece melhores serviços, e isso só habilita a atendermos cada vez melhor os nossos visitantes”, afirmou Felipe Gonzalez.

     

Entre as ações desenvolvidas em conjunto pelo trade está a campanha estratégica “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”, que passou a divulgar o destino em eventos nacionais e internacionais. “Estamos transformando a imagem de Foz do Iguaçu, tornando-a referência em ecoturismo, em turismo de eventos e turismo de compras para o Brasil e também para o exterior”, destacou Gilmar Piolla.