Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Foz do Iguaçu ganha monumento alusivo ao centenário da cidade
Tamanho da letra
07/06/2013

No aniversário de 99 anos, nesta segunda-feira (10), Foz do Iguaçu ganha de presente o Monumento Centenário. Instalado na Praça da Paz, próximo à antiga agência da Caixa Econômica Federal, é uma homenagem da Itaipu Binacional e da Prefeitura à cidade e seus moradores.
 
Feito em duas peças, uma delas com 5 metros de altura, o monumento traz numa das faces um painel, que traz a contagem regressiva até o aniversário de 100 anos, um relógio e um mural com informações de utilidade pública. Na outra face, há um texto sobre Foz do Iguaçu.
 
Cataratas
 
Criado pelo designer gaúcho Mário Verdi, o monumento representa as Cataratas do Iguaçu. Construído em alumínio pintado de branco, sua forma é minimalista. As linhas simples e despojadas se inspiram nos traços de Oscar Niemeyer, diz o designer.
 
Também aparece na peça o logotipo do centenário de Foz do Iguaçu. A parte de trás do monumento traz o seguinte texto comemorativo, assinado pelo prefeito Reni Pereira:
 
“Foz do Iguaçu das águas imensas, que se derramam em maravilha da natureza. Da diversidade cultural, que une a nossa gente para uma vida em harmonia. Da majestosa usina, que impressiona como marco da engenharia moderna. Da tríplice fronteira. Da fauna encantadora. Da flora exuberante. Cidade orgulho do Brasil e do mundo.
 
Homenagem aos 99 anos de Foz do Iguaçu.

10 de junho de 2013.”
 
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, diz que “o monumento é um projeto arrojado, com design contemporâneo que celebra a nossa história e, ao mesmo tempo, remete para a Foz do Iguaçu do futuro”.
 
O designer
 
Mário Verdi é um designer premiado do Rio Grande do Sul, onde é presidente da Associação dos Profissionais de Design.
 
Ele presta serviços à Itaipu Binacional e a Foz do Iguaçu desde 2007. Foi ele que desenvolveu a identidade visual da campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo e também foi o responsável pela reformulação da identidade visual de Itaipu.