Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fórum Mundial terá oficina de energia renováveis
Tamanho da letra
16/10/2013

Os participantes do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local – que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro - também poderão conhecer ideias e referências reais de boas práticas relacionadas às energias renováveis, desenvolvidas em âmbito local.
 
Na tarde do dia 31 (quinta-feira), uma oficina organizada pela Plataforma Itaipu de Energias Renováveis será dedicada ao tema e apresentará uma visão local e internacional sobre o assunto.
 
Entre os cases apresentados estará o projeto de biogás desenvolvido na região de San Jose, no Uruguai, que teve a experiência de Itaipu como exemplo. A iniciativa visa a geração de energia elétrica por meio do biogás resultante da biomassa residual de bovinos de leite de 31 propriedades próximas, um trabalho semelhante ao realizado pela Itaipu no Condomínio de Agroenergia Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon.

Em um dos painéis, serão retratadas as principais conquistas e dificuldades enfrentadas nessa área na América Latina, Caribe e África. A apresentação será feita por especialistas de instituições como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Petrobras Biocombustíveis e a Alianza en Energia y Ambiente con Centroamérica (AEA).
 
Também estarão presentes no evento nomes como Miguel Rosseto, da Petrobras Bionergia; Maria Eugenia Paniagua, do Sistema de La Integracíon Centro Amerincana (SICA); Claudio de Faria Muller, superintendente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp); Mercedes Antía, diretora-geral de Desenvolvimento de San José (Uruguai); Beto Lunitti, prefeito de Toledo; e José Roberto Fonseca, diretor-presidente do Instituto Ecoengenho.
 
Visitas técnicas
 
Na tarde de 30 de outubro (quarta-feira), está programada uma visita técnica à Granja Colombari, uma das unidades de demonstração da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. Localizada em São Miguel do Iguaçu, a granja tem a energia elétrica gerada a partir do biogás resultante de dejetos suínos produzidos por mais de cinco mil porcos.
 
Além disso, os participantes do Fórum também poderão conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER) e pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), ambos localizados no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A visita está prevista para o dia 31 (quinta-feira), pela manhã.
 
Para se inscrever nas visitas, é preciso encaminhar nome completo e RG ou passaporte para bruno.yoshio@cibiogas.org. O prazo vai até 25 de outubro.