Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Fórum mundial reúne representantes de 60 países em Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
28/10/2013

A vice-secretária-geral da ONU e vice-diretora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebecca Grynspan, o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Alfredo Lazarte, e o diretor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rolf Alter, estão entre as principais autoridades participantes do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que será realizado em Foz do Iguaçu na próxima semana (entre 29 de outubro e 1º de novembro).

O evento, que é o maior fórum internacional na discussão de uma das principais estratégias defendidas pela ONU para a geração de emprego e renda (o desenvolvimento com foco no território), também contará com a presença de ministros de nove países e autoridades brasileiras como o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Ao todo, serão cerca de 3 mil participantes de 60 países. Diversos temas ligados ao desenvolvimento econômico local, como a formulação de políticas públicas descentralizadas de desenvolvimento, a criação de um cenário propício para o diálogo entre instituições públicas e privadas, a responsabilidade social corporativa e o compromisso com o território, o papel de agências de fomento, cooperação Sul-Sul, economia solidária, equidade de gênero, entre outros, estarão presentes em 44 plenárias e mesas temáticas das quais participarão 300 conferencistas.

A realização do evento é resultado de uma parceria do Pnud com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae. Um dos principais objetivos do fórum é auxiliar na formulação de políticas públicas e fazer com que a temática do desenvolvimento local passe a fazer parte da pauta de governos municipais e estaduais, empresas e instituições que tenham a capacidade de influenciar economicamente os rumos de um território.

Além das organizações e governos já citados, o evento também deverá reunir representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, tais como as universidades de Florença (Itália), Saint Louis (EUA) e Misiones (Argentina).

Serão apresentados diversos casos bem-sucedidos de políticas de geração de emprego e renda com foco na potencialidade de territórios, como o caso do País Basco, que em 30 anos se tornou uma das regiões mais ricas da Espanha, graças a uma estratégia focada no cooperativismo industrial, educação e desenvolvimento tecnológico.

De sua parte, a Itaipu apresentará diversas experiências que vêm contribuindo para o desenvolvimento da região Oeste do Paraná, tais como o incentivo à produção sustentável na agropecuária, que resultou na formação de diversas cooperativas, no trabalho feito junto a catadores de materiais recicláveis, projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, a experiência do Parque Tecnológico Itaipu como vetor de desenvolvimento regional e a promoção das mulheres através de políticas de equidade de gênero.

Serviço:
O 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local será realizado no Parque Tecnológico Itaipu e Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR)
Data: 29 de outubro a 1º de novembro
Informações e inscrições (gratuitas): www.foromundialdel.org
As inscrições se encerram ao meio de dia do dia 28 de outubro.