Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fórum Mundial já reúne 52 países dos cinco continentes
Tamanho da letra
18/10/2013

Já chega a 52 o número de países com representantes confirmados para a segunda edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que ocorre de 29 de outubro a 1º de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento recebeu até esta sexta-feira, dia 19 de outubro, 2.250 inscrições, entre palestrantes e público em geral.

Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae, o fórum vai reunir representantes de governos, setor privado, universidades e organizações da sociedade civil.

Os participantes vão discutir na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina de que forma cidades e regiões podem se desenvolver de forma sustentável, em um contraponto à economia globalizada. Os arranjos produtivos locais são a grande aposta do fórum para a promoção do desenvolvimento territorial.

Durante o fórum, haverá a apresentação de casos de sucesso em desenvolvimento sustentável de municípios e regiões. Todos se baseiam na organização popular e arranjos produtivos locais, oferecendo produtos no mercado nacional e internacional a preços competitivos.

O desenvolvimento econômico local é uma das principais formas de geração de emprego e renda, especialmente nas localidades que menos se beneficiam dos investimentos da chamada economia globalizada.

O Fórum terá mais de 50 painéis abordando esses temas. O próprio Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu e diversos parceiros, com várias iniciativas sustentáveis na Bacia do Paraná 3, será uma vitrine de boas práticas de desenvolvimento local. O Programa de Energias Renováveis, que propõe o uso de biodigestores para transformar dejetos de animais em energia elétrica, também servirá de modelo no evento. A programação trará ainda a experiência dos parceiros do fórum, como o Sebrae e o Pnudi.

Já está confirmada, também, a participação de representantes da Comissão Europeia, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ministérios da área de economia de países da América Latina, Europa e África, universidades de Florença (Itália), Saint Louis (EUA) e Misiones (Argentina), além de diversos governos municipais, como Haia (Holanda), Barcelona (Espanha), Havana (Cuba) e a Federação de Municípios do Canadá também confirmaram sua participação.

Serviço
O 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local será realizado no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR).
Data: 29 de outubro a 1º de novembro
Informações e inscrições (gratuitas): www.foromundialdel.org