Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Foco na prática e nas iniciativas locais marca Fórum Mundial da Água
Tamanho da letra
12/03/2012

Os discursos durante a cerimônia de abertura da sexta edição do Fórum Mundial da Água, na manhã desta segunda-feira (12), deixaram clara a expectativa das mais de 20 mil pessoas reunidas em Marselha, na França, para o maior evento do mundo sobre a água. Nas palavras de Benedito Braga, presidente do Fórum, “a questão merece união, debates transparentes e novas soluções”.
    
O tema desta edição é “Tempo de soluções”, e elas se apresentam em todas as esferas: técnicas, educacionais ou financeiras. “Ficou muito claro que as autoridades, os grandes líderes, estão abandonando a postura dos megainvestimentos e valorizando as soluções locais”, avaliou o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, que foi ao evento para apresentar o programa Cultivando Água Boa.
   
A cerimônia de abertura começou com as boas-vindas do prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin. Em seguida, Benedito Braga, ex-diretor da Agência Nacional de Água (ANA), lembrou o processo de preparação para o fórum e enfatizou a importância da ação, além do debate. O presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, o primeiro-ministro da França, François Fillon, e o presidente da ONU Água, Michel Jarraud, também falaram. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, enviou uma mensagem aos participantes do Fórum.
      
Para Nelton Friedrich, os discursos foram “surpreendentes”, por voltarem-se à natureza e às pequenas iniciativas. Quase todas as autoridades também mencionaram a importância do evento como preparação para a Rio +20, que acontece em junho e deverá ter o cuidado com a água como um dos eixos principais.
     
“Pudemos ver que todos aqui têm um compromisso de levar soluções a todos os lugares, e o Cultivando Água Boa é uma delas. Aos poucos, as organizações vão se dando conta da importância da ação sistêmica, do trabalho participativo – que é exatamente o que fazemos”, diz Nelton.

Espaços
 

Itaipu é uma das instituições representada no Pavilhão Brasil, um espaço de 345 m² no qual o país vai apresentar cases de sucesso e projetos inovadores. A inauguração oficial do espaço ocorreu às 17h (13h no horário de Brasília), após a palestra que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, faz sobre o tema “A caminho da Rio +20”, dentro da programação oficial do Fórum.
  
As iniciativas sustentáveis da Itaipu estarão em debate em palestras no Pavilhão Brasil na terça (13) e sexta-feira (15); na terça, a palestra “Sustentabilidade dos Projetos Hidrelétricos Brasileiros”, parte da programação oficial, reúne Itaipu e Belo Monte. Na quinta-feira, a binacional apresenta um relatório em parceria com a Odebrecht e a American Water & Resources Association.
   
Há ainda um espaço dedicado ao Cultivando Água Boa no pavilhão chamado “Vila das Soluções”, em que diversas organizações e países exibem suas soluções. Na quarta-feira (14), o diretor de Coordenação apresenta o programa e faz um workshop para os participantes do evento neste espaço.

Relatório

Um relatório das Nações Unidas, divulgado nesta segunda-feira (12) no Fórum Mundial da Água, afirma que a demanda pelos suprimentos de água no mundo é tão intensa que será necessária uma mudança radical na forma como ela é usada.

Segundo o estudo, a demanda por água está crescendo. Além disso, as mudanças climáticas estão reduzindo os suprimentos ao alterar os padrões de chuvas, provocando secas mais prolongadas e o derretimento de geleiras. O relatório aponta ainda que a Ásia tem cerca de 60% da população mundial, mas conta com apenas um terço da água potável da Terra.