Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Fiocruz e Itaipu vão incluir pequenas comunidades no monitoramento de rios
Tamanho da letra
07/03/2006

De hoje (quarta-feira, 8 de março) até  sexta-feira,  o Comitê Gestor do Programa Cultivando Água Boa e representantes do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), farão reuniões na região da Bacia do Paraná III com toda a comunidade. O objetivo é capacitar adultos e crianças em voluntários ambientais no programa de monitoramento participativo da avaliação da qualidade dos rios.

 

A primeira reunião será às 19h30 com a comunidade do Alto Xaxim, no pavilhão de Matelândia. Amanhã, a reunião será no mesmo horário com a comunidade Tomé de Souza  do Rio Sábia, na escola local. Já na sexta-feira, o encontro será com as comunidades do Rio Sabiá e São Luiz, no pavilhão da Comunidade do Sabiá, em Matelândia.

 

Abril

 

As atividades de campo, já com os voluntários selecionados, estão previstas para o início de abril. A idéia do programa de monitoramento participativo é aplicar estratégias educacionais e de mobilização comunitária para instrumentalizar a população com ferramentas modernas para a avaliação dos rios. E o monitoramento aplicado será o biológico, feito por meio da observação de organismos aquáticos.

 

Um dos trabalhos a ser feito será a construção de mapas de qualidade da água dos rios monitorados (Na foto, exemplo de mapa feito por agentes comunitários em Guapimirim, RJ, em trabalho da Fiocruz).

 

Serviço: 

Contatos da Itaipu:

- Simone Benassi, da Divisão de Reservatório: 3520-6954.

- Leila Alberton, da Divisão de Educação Ambiental: 3520-5812.

Contato Fiocruz:

- Daniel Buss: (21) 2560-6474 ramais 138/137

Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental

Departamento de Biologia - IOC - FIOCRUZ