Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Festival Curta Iguassu define vencedores e abre votação popular
Tamanho da letra
03/12/2012

Depois de passar pelo crivo do júri oficial, os filmes produzidos no 1º Curta Iguassu serão submetidos à avaliação popular. A eleição será feita via internet, a partir das 23h59 desta segunda-feira (3), pela página do festival (http://noticiasfestival.blogspot.com.br/). O prazo termina em 48 horas, às 23h59 de quarta-feira (5).

Aos espectadores caberá a escolha do “Prêmio do Público”, a ser definido entre 16 concorrentes do festival, promovido pelo Instituto Polo Iguassu com o patrocínio da Itaipu. O filme eleito por voto popular será levado ao festival Fast Forward, em Braga de Portugal. O evento, previsto para abril de 2013, também terá a exibição do filme “Bicitáxi”, escolhido no último sábado (1º) como o “Melhor Filme” do Curta Iguassu.

“Foi uma surpresa para nós vencer em primeiro lugar, porque os outros filmes estavam muito bons. Fizemos 18 horas de gravação e trabalhamos mais de 40 horas seguidas”, disse o cinegrafista Marcos Labanca, do “Bicitáxi”.

O vídeo, dirigido por Michelle Dacas e Maurício Ferreira, narra a história fictícia de um homem que ganha a vida transportando pessoas na Ponte da Amizade, a bordo de uma bicicleta.

Diversidade

A primeira edição do Curta Iguassu ocorreu entre 26 de novembro e 1º de dezembro, com mostras, oficinas de cinema e a etapa competitiva de cinema amador. Foram inscritos 218 maratonistas, inscritos em 38 equipes. Os participantes são de sete estados brasileiros e de outros três países: Paraguai, Argentina e Chile.

“O resultado desta primeira edição foi extremamente positivo, não apenas pelo número de inscritos, do público das oficinas e mostras realizadas mas, sobretudo, pela qualidade dos filmes produzidos”, afirmou o coordenador geral do Curta Iguassu, Moa Ferreira.

Disputa

Na maratona, os participantes tiveram que produzir um vídeo de até três minutos e meio, em um prazo máximo de 48 horas. Os temas foram sorteados às 16h de quinta-feira (29) e a entrega dos filmes ocorreu no mesmo horário, no sábado (1º).

A exibição pública foi feita também na noite de sábado, com o anúncio dos vencedores na sequência. O fim da maratona reuniu mais de 350 pessoas no Sandia Party Bar, em Foz do Iguaçu.

Pela ordem decrescente de classificação, os cinco filmes mais bem avaliados pelo júri foram: “Bicitáxi”, “Me vê arroz com feijão”, “Sacrossanta Confraria”, “Ndaipori mita” e “Tempoco”. Ganhador de melhor filme, “Bicitáxi” levou ainda o título de melhor roteiro e trilha sonora. “Sacrossanta Confraria” teve a melhor direção e “Me vê arroz com feijão” foi a melhor fotografia do festival, conforme os jurados.

“As abordagens inteligentes das equipes sobre seus temas representam a diversidade desta fronteira. Na região, temos profissionais produzindo material audiovisual com muita qualidade e agora essas produções despontam nos festivais nacionais e internacionais”, avaliou Moa Ferreira.

O festival

O Curta Iguassu foi inspirado nos festivais de Braga e dos Estados Unidos, batizados com o nome Fast Forward (termo em inglês que significa reprodução acelerada de uma gravação). A principal premissa é estimular leigos na Sétima Arte a desenvolverem curtas-metragens em 48 horas.

Atualmente, os festivais são realizados em Portugal, para onde irão os dois vencedores de Foz (Melhor Filme e Prêmio do Público), e na Irlanda.
Na avaliação de Paulino Motter, um idealizadores do Curta Iguassu e consultor do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o sucesso da primeira edição do festival provou o potencial de Foz do Iguaçu e da região trinacional não apenas como destino turístico e centro de compras.

“Temos aqui um espaço territorial e simbólico com uma extraordinária riqueza cultural, o que significa matéria prima abundante para que prospere um polo regional de produção cinematográfica e de audiovisual”, avaliou Motter. “O Curta Iguassu veio criar um poderoso incentivo neste sentido e a Itaipu Binacional tem o mérito de ter apostado no projeto, assegurando o apoio necessário à sua realização”, concluiu.

Em Foz, a edição regional do Fast Forward recebeu o apoio da Ancine, da Associação Cultural Velha-a-branca, de Portugal, dos Coletivos Fora do Eixo (Br), Jopara (PY) e Entre Fronteras (Arg), Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, Sesc-PR, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, entre outras instituições. Para saber mais sobre o Curta Iguassu, acesse http://noticiasfestival.blogspot.com.br/.