Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Feriadão e últimos dias da mostra Leminski trazem 15 mil à Itaipu
Tamanho da letra
19/11/2013

O último e mais cheio fim de semana da exposição sobre Paulo Leminski no Ecomuseu ajudou a impulsionar os números de visitação de Itaipu, que registrou novo recorde de turistas para um feriado prolongado da Proclamação da República.

Entre os dias 15 e 17 de novembro, passaram pelos atrativos da usina 15.412 turistas, número que superou a expectativa, fixada em 15 mil, e também foi 17,96% superior ao movimento do mesmo período do ano passado, quando Itaipu recebeu 13.065 visitantes.

Desta vez, quase metade dos visitantes que passaram pelo Complexo Turístico Itaipu foram ao Ecomuseu, onde estava instalada a mostra sobre Leminski, encerrada em Foz do Iguaçu nesse domingo (17).

Nos seus últimos três dias, coincidentes com o feriadão, a exposição “Múltiplo Leminski” recebeu 7.022 pessoas – apenas no sábado (16) estiveram no Ecomuseu 2.771 pessoas. Foi a maior procura pela mostra desde a sua abertura, em 12 de julho. Ao todo, a exposição recebeu quase 130 mil visitantes, em pouco mais de quatro meses.

O movimento surpreendeu a curadoria da exposição, que segue agora para Goiânia, onde será aberta no dia 28 de novembro, antes de ir a Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Em Curitiba, terra natal do escritor, a “Múltiplo Leminski” ficou exposta oito meses no Museu Oscar Niemeyer, com público de 180 mil pessoas. “O resultado em Foz foi surpreendente. Com tantos atrativos na cidade, as pessoas se deixarem seduzir por uma exposição, pela cultura, é algo a ser comemorado”, disse Aurea Leminski, que esteve no Ecomuseu no sábado, acompanhada por Alice Ruiz e Téo Ruiz no sábado. Na ocasião, um sarau encerrou a temporada de Leminski no local.

Para Itaipu, o resultado de 128.873 visitantes também é passível de celebração: este é o melhor resultado de exposições em 26 anos de Ecomuseu.

Iluminação afetada

No saldo geral, os números de visitantes de Itaipu ainda sofreram uma defasagem com o cancelamento de outro atrativo, a Iluminação da Barragem, para o qual eram esperadas 1.000 pessoas no feriadão.

Em função da tempestade de sexta-feira (15), o evento realizado sempre as sextas e sábados foi suspenso, por danos no sistema de som. Os reparos foram concluídos ainda no fim de semana e a atração volta a funcionar normalmente nessa sexta-feira (22).

Cataratas

No Parque Nacional do Iguaçu, a quantidade de turistas que foram às Cataratas também foi maior que a previsão inicial. Pelo local passaram 31.349 pessoas, incluindo os visitantes do Luau das Cataratas. Apenas no sábado, o Parque recebeu 13.566 pessoas.