Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Feiras abrem com boas expectativas
Tamanho da letra
26/06/2009

O conceito de parceria marcou o primeiro dia de funcionamento das feiras Vida Orgânica e Sabores do Paraná, abertas na tarde de quinta-feira, no CTG Charrua, em Foz do Iguaçu. Compareceram à abertura, o governador do Paraná, Roberto Requião, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, entre outras autoridades. Parceria. Foi este o principal conceito.  

 


Expositores comercializam seus produtos nas feiras
Um total de 160 expositores trouxe seus produtos para comercializar nas feiras. Gente como a senhora Rose Mary Abranches, de Cambé, que está vendendo farinha de banana verde, ou o casal Strechar, de Guarapuava, com seus sorvetes e picolé. A feira segue até 28 e também terá palestras, apresentações artísticas e um café colonial orgânico. O Café acontece no sábado (27), entre 16h e 20h. Ao valor de R$ 15, os ingressos estão disponíveis na secretaria da Assemib.

         
“Agradecemos a parceria com a Itaipu Binacional e a prefeitura para realizar a Feira de Sabores em Foz do Iguaçu”, disse o secretário de estado de Agricultura e Abastecimento, Valter Bianchini. Pela primeira vez a Feira de Sabores do Paraná acontece na cidade. E desta vez, em parceria com outra feira, a Vida Orgânica, patrocinada por Itaipu.

 


Desenlace da fita, por autoridades e produtores familiares
Segundo o secretário, no Paraná há 1.900 agroindústrias, muitas delas familiares e algumas expostas na Feira de Sabores. Para ele, a parceria com a Vida Orgânica vai colocar uma feição 'mais orgânica' na feira estadual. “Acredito que 50% dos expositores já produzem orgânicos”, afirmou Bianchini, reconhecendo que a tendência é aumentar a participação destes produtos nas próximas edições.

  
O governador Requião destacou a qualidade dos produtos comercializados que priorizam não só a produção orgânica, mas o respeito pela biodiversidade. “Se a ganância continuar mandando na produção, vai chegar o momento que vamos ser alimentados por ração”, contrapôs, “perderemos a dimensão da diversidade alimentar que vem desde os primeiros moradores de nossa terra”, concluiu.
     
Samek destacou os investimentos realizados por Itaipu nas propriedades rurais dos 29 municípios lindeiros ao lago. “Um sobrevoo pela região e podemos ver rios recuperados, estradas em nível, agricultores orgânicos sem gerar passivos ambientais”, disse Samek. “Isso vem crescendo, principalmente, em função das parcerias que fazemos”.
    
Vida Orgânica

 


Produtoras da região apresentam os frutos da terra, produzidos de forma orgânica
A abertura das feiras também marcou o lançamento do selo “Vida Orgânica”, que será aplicado em todos os produtos  livres de agrotóxicos e produzidos segundo os preceitos orgânicos. Em seguida foi lançado o 2º Concurso de Receitas Saudáveis da Bacia do Paraná 3. Um livro, previsto para ser lançado no 6º Encontro Cultivando Água Boa, em novembro, vai reunir as melhores receitas de merendeiras dos municípios lindeiros.

     
“Pretendemos chegar a mil merendeiras participando do concurso”, comentou o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich. Segundo Nelton, a educação ambiental é o principal ganho trazido pelo concurso. 

   
O prefeito Paulo Mac Donald, em seu discurso, leu algumas das receitas do primeiro concurso, destacando alguns pratos. “Cumprimento as cozinheiras por sua criatividade e imaginação para criar receitas incríveis aproveitando todas as partes do alimento”. Todos aproveitaram para convidar a comunidade a conferir as delícias servidas durante a Feira.