Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Favela Orgânica: oficina ensina a combater o desperdício de alimento
Tamanho da letra
22/11/2013

Entre as diversas oficinas promovidas durante o Encontro Cultivando Água Boa, uma em especial cativou os presentes, nessa quinta-feira (21), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. A oficina de Gastronomia Alternativa, focada em reaproveitamento de alimentos orgânicos, teve como base os conceitos colocados em prática pelo projeto Favela Orgânica, do Rio de Janeiro. Uma divertida palestra com Regina Tchelly, líder do projeto, instruiu e divertiu os participantes da oficina.


    
O projeto surgiu em 2011, nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona Sul do Rio de Janeiro. O objetivo é ensinar moradores e pessoas ligadas à nutrição a aproveitar o alimento na sua totalidade. “Precisamos mudar a mentalidade do consumidor, fazer com que a relação dele com o alimento seja de maneira total e sem desperdícios”, disse Regina, no começo da conversa descontraída que teve com os mais de 25 participantes.
  
O Favela Orgânica já rodou o Brasil e já apareceu em diversos programas de televisão. Por meio dele, muitas pessoas aprenderam a ampliar sua visão e a valorizar os alimentos, com técnicas e receitas simples que reaproveitam cascas, sementes e talos. O que costuma ser descartado pelas pessoas na hora de consumir é o que geralmente possui a maior fonte de nutrientes, segundo Regina.
     
A líder do Favela Orgânica lembrou do início do projeto, quando chegou ao Rio de Janeiro, vinda da Paraíba. “Quando cheguei ao Rio fui trabalhar como empregada doméstica e, na hora de frequentar a feira, via a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados. Lá na Paraíba a cultura é aproveitar o máximo que a gente puder dos alimentos.”
 
Regina animou o público e promoveu diversas ações de integração, sempre ressaltando a importância de se ter consciência e agregar a sustentabilidade nas ações do dia a dia.