Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Expedição vai percorrer o Rio São Francisco Verdadeiro no Oeste do PR
Tamanho da letra
05/11/2013

Começou neste domingo (3) a Expedição do São Francisco Verdadeiro. A programação teve início em Cascavel, município onde nasce o rio que inspirou o nome da atividade. A expedição envolve diretamente 50 jovens da comunidade do Oeste do Paraná. Os expedicionários foram escolhidos pelas lideranças comunitárias e vão atuar como educomunicadores. A aventura prossegue até sábado (9).
 
No percurso, de aproximadamente 200 quilômetros, eles irão interagir com professores, agricultores, gestores públicos e demais integrantes de projetos atendidos por Itaipu e parceiros, entre outros atores envolvidos no Programa Cultivando Água Boa.
     
O roteiro inclui programação por terra, água e ar. A expedição será encerrada no município de Entre Rios do Oeste, com uma grande celebração. Toda essa experiência será noticiada. As informações coletadas serão divulgadas em jornais locais e no Encontro do Cultivando Água Boa, entre 20 e 22 de novembro.
 
Roteiro

   
No percurso estão os municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado e Entre Rios. No percurso, eles estarão acompanhados por uma central itinerante de notícias no ônibus da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica.
 
Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz, a atividade é uma espécie de imersão, que tem como referência a Bacia do Paraná 3 e o Rio São Francisco Verdadeiro como conexão com as atividades do Cultivando Água Boa, que celebra dez anos.
 
No último dia, eles participarão do Pacto do São Francisco Verdadeiro, uma forma de selar o compromisso socioambiental dos expedicionários. A confraternização envolverá ainda os jovens do Brasil, Paraguai e de comunidades indígenas.

"Não será uma expedição pontual"
        
O resultado dessa aventura será registrado em vídeo e apresentado no Encontro Cultivando Água Boa, entre 20 e 22 de novembro. “Não será apenas uma expedição pontual. Estamos trabalhando o antes, o durante e o depois. Todo o trabalho coletivo e de total parceria está embasado nas conexões das ações de sustentabilidade”, disse Nelton Friedrich.
      
Terra, água e ar

      
Por terra, as atividades serão acompanhadas por uma frota de veículos elétricos que atuarão como suporte logístico sustentável durante toda a trilha. As intervenções aquáticas estarão a cargo de jovens atletas da equipe olímpica brasileira de canoagem.
   
Pelo ar, a expedição será acompanhada pelo colega Valtemir de Souza Pereira (o Billy), gerente da Divisão de Apoio à Segurança (SESA.AD), que sobrevoará a região com um paramotor.
      
As cidades abrangidas terão eventos paralelos à expedição. Estão previstos mutirões; atividades esportivas como corrida das águas, caminhadas da natureza, caravana náutica e as cavalgadas ecológicas; e artísticas, como o Festival de Cultura Urbana.