Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Evolução do uso do software livre na Itaipu estará na Latinoware 2010
Tamanho da letra
09/11/2010

A experiência da Itaipu com o uso do software livre será apresentada durante a programação da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010, que começa nesta quarta-feira (10), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Às 11 horas do mesmo dia, Marcos Siríaco, da Divisão de Planejamento de Sistemas e Administração de Dados, e Marcos Dellazari, da Divisão de Suporte Técnico, ministrarão a palestra “Comendo pelas beiradas – Software Livre nas corporações, o caso da Itaipu”.
    
A apresentação vai abordar aspectos sobre o começo do processo de migração e, principalmente, como a Itaipu vem incrementando o uso do software livre nas diversas áreas da empresa. Segundo a superintendente de Informática da Itaipu, Marli Portella, a Latinoware é uma das grandes incentivadoras para a adoção de tecnologias livres pela binacional.
 
“Por meio do evento, começamos a tomar contato com formatos livres de documentos e programas”, ressalta Marli. “Hoje usamos o BrOffice na produção de textos, apresentações e planilhas no Brasil e no Paraguai. Também passamos a conhecer sistemas livres para a gestão de conteúdo, como o Drupal, que é a base para os nossos portais”, explica a superintendente. “Além disso, servidores para o acesso à Internet e para o armazenamento de arquivos e impressão rodam, em sua grande maioria, com softwares livres”.
    
De acordo com Marli, a Itaipu, como consumidora de tecnologia, tem exigido de seus fornecedores soluções em código aberto. “Somos mais uma empresa a fazer essa 'pressão do bem' em nossos fornecedores”, afirma. Para Marli, essa é uma tendência crescente entre as grandes corporações. “A presença do Gartner Latin America, da SAP e de outras empresas fornecedoras de tecnologia na Latinoware 2010 é o sinal maior desta influência”, afirmou.
    
Três dias de 'imersão' no software livre
    
Cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas da área, participarão da Latinoware 2010 – a sétima edição do evento. Até sexta-feira (12) eles estarão 'imersos' nas principais novidades do mundo da tecnologia, em especial do software livre.
     
A Latinoware é promovida pela Itaipu, PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Durante os três dias de evento, serão apresentadas 150 palestras e 20 minicursos sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, com base nos mais diversos sistemas de código aberto.
  
Este ano, o evento contará com uma programação variada, que atende desde usuários iniciantes até programadores. Para ver a programação completa, clique aqui.