Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Espetáculo Energia de Natal, da Itaipu e PTI, emociona mais de 10 mil pessoas em 16 municípios
Tamanho da letra
09/01/2024

Em uma iniciativa inédita, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) levaram o espetáculo itinerante “Energia de Natal” para 16 municípios lindeiros à usina durante o mês de dezembro de 2023. Um público estimado de mais de 10 mil pessoas teve a oportunidade de assistir gratuitamente ao show itinerante de Natal, encenado pela Companhia Projeto Broadway, de Curitiba.


Foto: Kiko Sierich/PTI

Foram duas apresentações em Foz do Iguaçu e outras 15 nos municípios lindeiros. Entre as cidades beneficiadas estiveram: São Miguel, Santa Terezinha, Medianeira, Itaipulândia, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Diamante do Oeste, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras, Guaíra, Terra Roxa e Mundo Novo (MS).

A proposta da ação foi criar um espetáculo itinerante que pudesse atender os municípios lindeiros, levando uma mensagem alegre e positiva, valorizando ainda mais a relação e a imagem da usina e do PTI na região. Para isso, a peça trouxe uma abordagem lúdica e interativa sobre a magia do Natal. O enredo abordou a fábrica de brinquedos do Papai Noel, que precisava aumentar sua energia de produção. Assim, os ajudantes do Papai Noel trabalharam para resgatar a ternura, a bondade e o amor entre as famílias.

“É fundamental reconhecer a importância de levarmos apresentações de Natal para as famílias carentes, pois essa ação vai muito além de simples entretenimento. Em um mundo repleto de desafios e desigualdades, proporcionar momentos de alegria e celebração para essas crianças é uma maneira de transmitir amor, esperança e solidariedade, e foi isso que pretendemos com o Energia de Natal”, explicou o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri.

Para o diretor do PTI, Irineu Colombo, a iniciativa do espetáculo Energia de Natal é um exemplo brilhante de como a arte e a solidariedade podem se unir para impactar positivamente comunidades. “Ao proporcionar um espetáculo encantador para aquelas que raramente têm acesso a eventos natalinos em suas localidades, reforçamos o compromisso não apenas com a energia que movimenta a região, mas também com a energia que aquece os corações e fortalece os laços comunitários. Essa iniciativa não apenas celebrou o espírito natalino, mas também compartilhou valores essenciais e impactou positivamente as vidas das famílias presentes", disse Colombo.

Segundo a chefe da Assessoria de Comunicação e Turismo da Itaipu, Ana Paula Hedler, o Natal é uma época mágica que, para muitos, está associada a memórias afetivas e valores de compaixão. “Infelizmente, nem todas as crianças e famílias têm a oportunidade de vivenciar essa magia, por isso, nós, da Itaipu e do PTI, oferecemos não apenas um momento de lazer, mas também construímos pontes de conexão e inclusão com essas pessoas”, ressaltou.

Ainda de acordo com Hedler, o feedback recebido pela empresa, por meio dos canais de comunicação e redes sociais, foi muito positivo. “Várias pessoas nos procuraram para agradecer pela iniciativa e para nos contar que as crianças puderam, pela primeira vez, assistir a uma apresentação de Natal que ficará marcada na memória. Para nós, esse retorno foi muito gratificante”, afirmou.

Entre esses depoimentos emocionantes está o da Débora dos Santos. “Eu levei meus filhos para assistir. Foi mágico. Deu arrepio na pele. As crianças ficaram vidradas. Que tenha mais ações assim para mamães que não podem pagar para seus filhos assistirem a um espetáculo lindo e abençoado”, disse a espectadora do Energia de Natal.

Já Rose Neres parabenizou a Itaipu e o PTI pela iniciativa. “Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo pelo Paraná. É incrível ver as maravilhas que a Itaipu vem desenvolvendo, incentivando a cultura e a valorização regional. Espero que tenhamos mais trabalhos nesta linha de qualidade de vida oferecido por vocês”.

Balanço

No primeiro dia, o espetáculo atraiu 100 pessoas na apresentação feito no bairro Vila C, em Foz do Iguaçu. Na mesma cidade, no bairro Bubas, outras 500 pessoas participaram. Já no Município de Santa Terezinha do Iguaçu, a participação foi de 1.200 pessoas. Já em São Miguel, 1.000 espectadores estiveram presentes. Em Medianeira, o espetáculo atraiu um público de aproximadamente 250 pessoas. Em Itaipulândia, também no oeste do Paraná, 600 moradores estiveram na plateia, número idêntico ao registrado em Missal.

Ainda segundo o balanço dos organizadores, cerca de 800 participantes assistiram ao espetáculo em Diamante do Oeste. Em Santa Helena, o público foi de 2.000 moradores, enquanto em São José das Palmeiras foi de 400 e em Pato Bragado cerca de 250. Em Marechal Cândido Rondon, a carreta-palco atraiu 700 moradores, e em Mercedes aproximadamente 800. Em Guaíra, estavam na plateia cerca de 400 pessoas e em Terra Roxa cerca de 500. Por fim, no município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, o público chegou a 1,5 mil pessoas.

Em Foz do Iguaçu, o projeto fez parte do Natal Águas e Luzes, promovido também pela Itaipu, PTI, Prefeitura e demais instituições parceiras.

Ficha técnica do espetáculo Companhia Projeto Broadway, de Curitiba:
Elenco: Cezar Moreira, Demétrio Sanches, Gabriel Castro, Gustavo Godoy, Jacque Brandt
Madu Forti, Marina Gobetti, Vivi Louhrinci.
Elenco de apoio: Amanda Santos, Becka Machado, Claudia Piccolotto, Madu Moreschi
Duda Malek, José Eduardo, Lucas Cardoso
Rica Porto.
Produção: Dirlene Santos e Ricardo Bührer.