Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Especialistas em TI no setor elétrico se reúnem em Foz
Tamanho da letra
27/09/2012

Profissionais de tecnologia de informação de todo o sistema elétrico brasileiro se encontram, de domingo (30) a quarta-feira (3), em Foz do Iguaçu, para apresentar e debater avanços nessa área de conhecimento. O Encontro de Tecnologia da Informação do Setor Elétrico Brasileiro – TI Energia 2012 reunirá cerca de 250 pessoas no Hotel Bourbon Cataratas.
    
O evento é organizado pela Itaipu e promovido pela Eletrobras e Fundação Coge (Funcoge) – que tem entre suas participantes 67 empresas públicas e privadas do setor de energia elétrica. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, participa da abertura, na segunda-feira (1º), às 14h, que terá ainda representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS), Eletrobras, Furnas, Chesf, Cepel e Roraima Distribuição.
    
O encontro terá palestras magnas do consultor Max Gehringer (segunda-feira) e do escritor Nelson Motta, (quarta-feira). As inscrições gratuitas foram destinadas exclusivamente aos profissionais de TI do setor elétrico. Haverá transmissão ao vivo pelo site http://www.celebraeventos.com.br/tienergia2012.

Em pauta, estarão temas do momento, como o uso de dispositivos pessoais no trabalho, a consumerização, acesso às redes sociais e o armazenamento em nuvem. “Precisamos nos preparar para essas realidades, trocar e nivelar o conhecimento de TI no setor elétrico brasileiro”, afirmou o coordenador do TIEnergia em Itaipu, José Crassuski Vieira, do Departamento de Produção e Suporte Técnico da Itaipu. Esses assuntos serão tratados nos bate-papos sobre tecnologia, sempre após às 18h.
  
A binacional levará a maior caravana de técnicos: estão inscritos 56 analistas de TI vinculados à empresa. Deste total, dois colegas da Divisão de Sistemas 1 (SID1.GG), Cezar Monteiro Pirajá Neto e Everton Schonardie Pasqual, apresentarão o trabalho “Arquitetura de Desenvolvimento Livre”, na terça-feira (2), às 15h. Também serão previstas palestras sobre mobilidade SAP, monitoramento de redes e servidores, uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) na automotização de processos operacionais.

Esta é a segunda vez que a hidrelétrica recebe o TIEnergia. A primeira edição em Foz ocorreu em 2007. No ano passado, o encontro foi no Recife (PE).  O Hotel Bourbon Cataratas fica na Rodovia das Cataratas, km 2,5, em Foz do Iguaçu. Para ver a programação completa, clique aqui.