Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Escritório da Amop na Itaipu vai facilitar a captação de recursos
Tamanho da letra
20/02/2013

Cerca de 30 prefeitos participaram da inauguração do escritório regional da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), na manhã desta quarta-feira (20), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

O escritório, instalado no terceiro andar do Edifício do Saber, é uma parceria da Amop – que representa 52 municípios da região, com população superior a 1,1 milhão de habitantes – com a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

Também participaram da cerimônia o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; o presidente da Amop, José Carlos Schiavinato; o diretor-presidente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira – entre outras autoridades.

Os principais objetivos do escritório da Amop serão articular a captação de recursos federais para a região Oeste do Paraná e promover a capacitação do corpo técnico das prefeituras para a elaboração de projetos.

A inauguração do espaço ocorreu após a abertura da 2ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, no auditório do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), evento que também teve a presença do diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, e do secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo.

Samek destacou que o volume de recursos disponíveis para projetos no Brasil, em todas as áreas, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No entanto, é fundamental que os municípios tenham capacidade técnica para a elaboração de projetos.

Essa dificuldade, segundo Samek, é ainda maior entre os pequenos municípios, que têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor. “Se tem uma coisa que não falta hoje no Brasil é dinheiro. O que tem faltado são bons projetos”, reforçou.

“Queremos transformar esse escritório em referência. Sempre que se trabalha de forma conjunta, é muito mais fácil captar dinheiro. E, para a Itaipu, não existe parceria mais importante que a com os municípios”, acrescentou.

Para Schiavinato, o escritório regional da Amop inaugura uma nova fase da relação entre os municípios e o governo federal. “É uma iniciativa importantíssima”, disse. “Teremos, a partir de agora, uma interação mais fácil com o governo federal, encurtando distâncias e facilitando a integração”.

Primeiras ações

Na abertura da assembleia da Amop, o assessor da Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, Herlon de Almeida, antecipou algumas das primeiras ações que serão conduzidas pelo escritório da Amop e que vão beneficiar os município da região.

Uma dessas ações, segundo ele, é na área de saneamento básico. Uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) permitirá que 50% dos custos do plano municipal de saneamento sejam bancados com recursos federais.

Outra parceria com o BNDES será para a elaboração de projetos para o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (Pmat). Esse programa atende a uma série de demandas das administrações municipais para melhorar o atendimento ao público, como reformas e adequação de mobiliário.

De acordo com Herlon, a parceria com o BNDES para o Pmat também prevê subvenção de até 50% dos custos para modernizar a máquina administrativa. “Se essa parceria der certo no Oeste do Paraná, poderá ser replicada em todo o País”, comentou.

Outra parceria, desta vez com o Ministério das Comunicações, pretende constituir na região um data center único, com uma série de informações e serviços, incluindo softwares e servidores, que poderão ser compartilhados pelos municípios.