Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Equipe jurídica da Itaipu se reúne com representantes da OAB para debater ACO 3.555
Tamanho da letra
17/04/2024
O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, recebeu nesta segunda-feira (15) representantes do grupo de estudos para questões fundiárias da OAB Paraná para discutir como a Binacional pode contribuir na solução do impasse envolvendo a ACO 3.555, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e trata da dívida territorial histórica que a empresa tem com os povos indígenas, pela construção da hidrelétrica.
 
Foto: Diretoria Jurídica/Itaipu Binacional
 
“A OAB-PR está atuando junto com os atores envolvidos, especialmente a Itaipu e representantes dos povos indígenas, com a finalidade de identificar soluções para o impasse e também para evitar novas situações de conflitos”, explicou Delazari.
 
Participaram da reunião os presidentes da OAB de Foz do Iguaçu, Vitor Hugo Nachtygal; de Cascavel, Alex Gallio; e de Guaíra, Lisiane Campos; os advogados Renata Moreira de Jesus e Givanildo José Tirolti, além da equipe da Diretoria Jurídica da Itaipu.
 
Para Delazari, a iniciativa reflete uma mudança de direção nacional e da empresa, no sentido de olhar para os povos tradicionais. “É uma demonstração que a Itaipu está empenhada em resolver os problemas territoriais e de infraestrutura que atingem atualmente os afetados, com a compra de propriedades, destinadas posteriormente aos povos originários”.