Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Enio Verri tem encontro com presidentes da Câmara dos Deputados e do Parlasul, no Uruguai
Tamanho da letra
08/11/2023
Nessa terça-feira (7), o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, que está em Montevidéu, no Uruguai, participando da Semana da Energia, teve reuniões com os presidentes da Câmara dos Deputados, Sebastián Andújar, e do Parlasul, o parlamentar Mario Colman. O encontro ocorreu no Palácio Legislativo do Uruguai.
 
A visita às autoridades teve como objetivo fazer uma aproximação entre a Itaipu e as instituições, enfatizando a importância da democracia e reforçando as relações entre os dois países. Devido a sua experiência como entidade binacional, a Itaipu pode contribuir com as instituições de várias formas, principalmente nas questões energéticas, de integração e relacionamento.
 
Fotos: Murilo Alves Pereira/Itaipu Binacional
 
Na conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Sebastián Andújar, o diretor-geral brasileiro convidou o presidente do Poder Legislativo uruguaio para fazer uma visita à Itaipu e fazer da empresa um espaço de construção de parcerias futuras.
 
Já no encontro com o presidente do Parlasul, deputado Mario Colman, Enio Verri teve a oportunidade de conversar e trocar experiências “para tratar de futuras parcerias que, porventura, possamos construir, e fortalecer laços para a integração de toda a América Latina”.
 
De acordo com o diretor-geral brasileiro, a Itaipu tem uma função estratégica para o Brasil e o Paraguai e também para toda a América Latina. A Itaipu é um símbolo que deve ser copiado e essas agendas demonstram esse trabalho na prática.
 
 
Para Colmas, a reunião foi muito importante porque, além de a binacional ser referência em geração de energia e recursos energéticos, tem um papel fundamental na integração do Mercosul. “Tratamos com Enio Verri sobre várias pautas, como intercâmbio, escolhas de governo, universidades e de que forma podemos trabalhar juntos”, afirmou.  
 
A assistente do diretor-geral brasileiro Gisele Ricobom, que integra a comitiva de Itaipu no Uruguai, explicou que o Parlasul tem uma função própria de aproximar os parlamentos dos países do Mercosul para implementar as decisões do Grupo de Mercado Comum e do Conselho do Mercado Comum. A ideia do Parlasul é acelerar os processos de decisão do bloco nos parlamentos internos.
 
“A Itaipu pode contribuir muito com sua experiência na área de energias renováveis, na Comissão de Infraestrutura (do Parlasul). É mais do que importante nos aproximarmos do Parlasul para desenvolver uma agenda de interesses dos nossos objetivos empresariais em comum”, avaliou.