Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Enio Verri participa de evento em prol da democracia
Tamanho da letra
09/01/2024
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, participou nesta segunda-feira (8), em Brasília (DF), do ato “Democracia Inabalada”, em lembrança ao 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (SFT) em uma tentativa de golpe de estado por meio de intervenção militar no País. O evento aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional e reuniu as autoridades dos Três Poderes da República, entre outros convidados.
 
Enio Verri (à esquerda) e os diretores da ENBpar Luis Fernando Paroli Santos (diretor presidente) e Wander Azevedo (Diretor de Comercialização de Energia, Projetos Estratégicos e Estudos de Mercado). Foto: Newton Almeida / Itaipu Binacional
 
Participaram da solenidade o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, representando os Três Poderes. Além deles, ministros do STF e outras representantes do Judiciário, ministros de estado, governadores, deputados e senadores, entre outras autoridades estiveram na cerimônia.
 
O evento marcou a restauração de algumas peças e obras destruídas pelos manifestantes naquele 8 de janeiro. No total, calcula-se que o prejuízo do vandalismo alcance o valor de R$ 24 milhões. Os presidentes dos três poderes descerraram uma placa reinaugurando uma tapeçaria de Burle Marx e exibiram o primeiro exemplar da Constituição, que havia sido depredado pelos golpistas.
 
“As forças democráticas dos vários partidos, da direita e da esquerda, compreenderam a importância de manter o respeito à Constituição, principalmente, o desenho republicano que nós temos no País”, comentou Enio Verri sobre a superação da tentativa de golpe. “Hoje é um dia de festejar esse ano de conquistas e avanços do governo Lula, mas em especial da manutenção da democracia, que é o mais importante para a vida do povo brasileiro.”