Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Encontro oficializa comitês gestores
Tamanho da letra
29/07/2009

Um encontro no Auditório Cesar Lattes do PTI oficializou, nesta quarta-feira, os comitês gestores do Programa Cultivando Água Boa (CAB) nos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). O Encontro da Executiva dos Gestores da BP3 reuniu cerca de 160 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e integrantes dos comitês gestores de 28 municípios (Matelândia não enviou representante).     


Cerca de 160 pessoas participaram do encontro
Criados para acompanhar as ações do CAB nas 29 cidades da BP3, os comitês foram transformados em leis municipais e, agora, passam pela aprovação das câmaras legislativas. Quando sancionado pela prefeitura, cada comitê gestor será mais um órgão representativo do município podendo contribuir na criação de políticas públicas. Isso já aconteceu em quatro municípios – Diamante d'Oeste, Santa Helena, Ouro Verde do Oeste e Pato Bragado. O processo nas demais cidades está em andamento.

“O Programa Cultivando Água Boa não pode ficar centrado em Itaipu”, afirmou o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich. Para ele, é importante que Itaipu seja mais um participante e que cada município assuma as coordenação do CAB de acordo com as suas necessidades. “A força estruturante do programa ocorre somente quando ele é administrado pelas prefeituras”, reforçou.
    
Nelton insistiu que o programa deve continuar nos municípios de forma permanente, sem depender da gestão municipal. Após sua fala, o superintendente da Coordenadoria de Energias Renováveis, Cícero Bley, apresentou projetos de energias alternativas. Em seguida foi a vez do coordenador do CAB, Odacir Fiorentin, falar. Na parte da tarde, os participantes visitaram a usina e o PTI.
       
O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, que está em Brasília em reunião com o presidente Lula, deixou uma mensagem: “Desejo pleno sucesso ao encontro e felicito todos seus participantes. Muito obrigado pelas parcerias, pela cooperação, pelo exemplo que estamos dando ao nosso País”.