Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Empresa de Foz do Iguaçu vence disputa por lixo eletrônico de Itaipu
Tamanho da letra
16/10/2012

A Irmãos Krefta Ltda, de Foz do Iguaçu, foi a vencedora da licitação que dará fim a 63 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, o “lixo eletrônico”, acumulado pela Itaipu ao longo de quase 30 anos. O resultado foi definido no último dia 3, com a declaração da vencedora. A retirada dos lotes deve ser feita em 15 dias, após emissão da ordem de início de serviço, prevista para a próxima semana.

Caberá à Krefta remover os lotes estocados no Almoxarifado da binacional e dar uma destinação ambientalmente correta ao material, ação que será validada por Itaipu. A vencedora receberá R$ 9.450,00 pelo serviço. O contrato prevê desde a coleta e o transporte desses lotes até a destinação sustentável dos resíduos, que não podiam mais ser reaproveitados por Itaipu.

Em meio as 63 toneladas de materiais estão carcaças de impressoras, computadores, telefones e outros insumos, que passaram por uma triagem antes de serem considerados “lixo”. O longo período de armazenamento ocorreu por precaução da binacional. “Agora, pudemos optar pelo descarte porque existem empresas no mercado que garantem o uso ecológico desses insumos, mas isso é um fato recente”, afirmou José Diniz Goulart Borges, gerente da Divisão de Almoxarifado (MTAA.DF) de Itaipu.

Economia

Além de sustentável, o descarte foi econômico. A escolha da empresa, feita por meio de pregão eletrônico, teve a participação de quatro concorrentes. Juntos, eles fizeram 154 lances, até que o pregão definisse a vencedora. A disputa acirrada representou à Itaipu uma “economia” de 81% do valor inicial estimado, fixado em R$ 50,4 mil.

Esta foi a primeira licitação feita por Itaipu para descarte sustentável de lixo eletrônico, conforme os preceitos da logística reversa. O conceito prevê a devolução dos produtos no pós-consumo aos seus fabricantes ou retorno desses insumos ao ciclo produtivo.

A iniciativa integra o Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS) de Itaipu. Lançado em junho, o SGS prevê que todos os programas e projetos desenvolvidos pela binacional estejam em harmonia com os princípios da sustentabilidade.